PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19 EM GIFS

Autoria: José Carlos Brod Nogueira (UFPel); Isabela Almeida Nogueira (UFPel).

Resumo

O pôster aqui apresentado é resultado de uma ação de pesquisa relacionada ao projeto “Design e Desenvolvimento Territorial-UFPEL”, apresentada no projeto “Tão longe, tão perto” da PREC-UFPEL em Março/Abril de 2020, com o objetivo de educação para a prevenção da COVID-19, através de comunicação visual por meio de GIFS devendo atingir, principalmente, crianças em idade escolar no ensino fundamental da rede pública municipal contando com a intermediação dos professores.

O projeto do pôster busca comunicar, com recursos de texto e imagem, a sequência de ações que culminaram no conjunto de GIFS produzidos. Para isso, usamos como recurso as imagens componentes de cada animação e alguns esboços que levaram ao resultado final, assim como imagens que não foram utilizadas ou não finalizadas como GIFS, mas que fizeram parte do processo de criação.

A opção por um fundo de cor verde como dos quadros escolares permitiu que as imagens dos esboços feitos à mão, editadas em cor branca, funcionassem como desenhos em giz ocupando toda a extensão do pôster com informações visuais que mostram o processo de concepção dos GIFS e remetendo ao aspecto educacional enfocado. As imagens dos GIFS finalizados ficam em destaque sobre esse fundo permitindo uma leitura clara das informações em níveis de importância.

O maior desafio na concepção tanto dos GIFS quanto do pôster foi, talvez, a necessidade de buscar uma concisão na linguagem (ISOTYPE) e, ao mesmo tempo, um aspecto mais lúdico, visto que os GIFS se dirigiam a um público infantil e julgamos que o pôster deveria manter o mesmo caráter.

Palavras-chave: pandemia; Covid-19; ícones; educação.

_____________________________________________________________

Referências

LIMA, Ricardo Cunha. Otto Neurath e o legado do Isotype. InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, v. 5, n. 2, p. 36-49, 2008.

Publicado em 01/09/2021, na categoria Pôsters e Infográficos.