PORTAL MEMÓRIAS

Autoria: Paulo Roberto Costa Cruz Junior (UFPel).

Resumo

Os trabalhos intitulados “Portais” estão repletos de significados e simbologia e são um ponto de conexão e, que pode nos levar para onde quisermos, isso quando sabemos para onde realmente queremos ir. Cada Portal criado é composto por palavras e frases positivas que são intuídas durante o processo, acreditando que ao termino de cada obra, ela estará carregada de vibrações positivas, as quais beneficiam o local onde ela está e também cada pessoa que de alguma forma se conecta com ela. A ideia é que ao ficar diante de um dos Portais possamos elevar nossa mente e nossas vibrações e então viajar através dele. Este trabalho representa um processo autoral, em que gera e apresenta seu próprio modo de escrever, desconstruindo as letras e as reconstruindo através de uma organização de seus traços, tendo como estratégia de preservação dos processos de criação e contextos técnicos (COSTA, 2010). Tendo uma junção do graffiti e da caligrafia, criando assim uma identidade das Artes Gráficas e resgatando memórias (CRUZ JÚNIOR, 2016).

Palavras-chave: artes gráficas; memória gráfica; portais; signos visuais.

_____________________________________________________________

Referências

COSTA, Juan; RAPOSO, Daniel. A rebelião dos signos: a alma da letra. Lisboa: Dinalivro. 2010. 160 p.

CRUZ JÚNIOR, Paulo Roberto Costa. CaligrafiAsnoum: graffiti, calligraffiti e criação de signos visuais. 2016. 199 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

Publicado em 01/09/2021, na categoria Pôsters e Infográficos.