Início do conteúdo

PRÉDIOS QUE CONTAM HISTÓRIAS: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO INDUSTRIAL DE PELOTAS

Autoria: Rayanne Matias Villarinho (UFPel); Bruno dos Santos Bengochea (UFPel).

Resumo

O mundo tecnológico e hiperconectado que hoje vivemos criaram problemas, soluções e muitas demandas em vários setores da sociedade. Da operação mais braçal a mais intelectual, as tecnologias computacionais e de internet estão envolvidas criando e mantendo uma cultura que podemos chamar de “digital”. Essa cultura digital merece ser conhecida, discutida e apropriada por todas as ciências contemporâneas. Nas ciências humanas, e especificamente na área de História, o digital ainda não possui uma definição, não está em uma caixa. Por esse mesmo motivo, a ciência histórica o utiliza como objeto e ferramenta. Como objeto através do estudo do mesmo, das discussões que abrangem as relações entre os humanos dentro das sociedades conectadas. Como ferramenta, como um potencializador de uma já consolidada área que é a História Pública. Através da História Pública novos caminhos são abertos como, por exemplo, o da divulgação e, mais do que isso, de uma História feita pelo público que é o verdadeiro dono dela. O projeto “História, memória e patrimônio industrial de Pelotas” bebe dessas duas grandes potências da ciência histórica nos tempos atuais: História Digital e História Pública, ou, uma História Pública Digital. O projeto busca dar a conhecer informações históricas sobre as extintas indústrias cujos edifícios foram adquiridos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) analisando o estado de preservação e ativação de cada um. Entendendo que esses edifícios têm novos usos (agora acadêmicos), considera-se fundamental promover mais visibilidade e valorização destes espaços que condensam diversas memórias vinculadas ao passado industrial da cidade, trabalhando com as novas gerações a fim de que o conhecimento em torno desses bens patrimoniais possa conectar a comunidade pelotense com esse passado, a história da cidade e da região. Sendo assim, através dos seus canais de internet (site do projeto, YouTube e redes sociais como o Facebook e Instagram), o grupo de pesquisa divulga o patrimônio industrial adquirido pela UFPel e busca a colaboração dos sujeitos que ajudaram a construir a história que esses lugares possuem, a fim de promover uma maior conscientização sobre esses patrimônios, muitas vezes não percebidos como tais ou simplesmente esquecidos. 

* O projeto de pesquisa basilar deste estudo é coordenado pela professora Dra. Ana María Sosa González (Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas).

Palavras-chave: patrimônio; memória; patrimônio industrial; Pelotas.

_______________________________________________________________

Referências

MICHELON, Francisca Ferreira (org.). O patrimônio industrial da Universidade Federal de Pelotas [recurso eletrônico]. Pelotas: Editora UFPel, 2019. 

Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Site oficial do projeto de pesquisa: História, memória e patrimônio industrial de Pelotas. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/patrimonioindustrial/. Acesso em: 17 ago. 2021.

Publicado em 01/09/2021, na categoria Pôsters e Infográficos.