Início do conteúdo

IDENTIDADE COMO PILAR DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DE CIDADES: A IMAGEM PROJETADA DE COIMBRA|PT

Autoria: Claudia da Silva Nogueira (UFPel); Francisca Ferreira Michelon (UFPel).

Resumo

Cidades são criações complexas da sociedade, tornando-se lugares de conflitos e, em simultâneo, representativos. Portanto, por meio do que conservam se tornam únicas. Características Identitárias que servirão e servem no decorrer dos séculos como ferramentas preservacionistas, sendo uma estratégia para o campo patrimonial, seja de, — pertencimento; mantenimento e/ou desenvolvimento — das cidades (Arantes, 2008; Pinho, 2009). Este estudo parte de um recorte da pesquisa desenvolvida pela autora no mestrado, “Reabilitação urbana: o estudo de Coimbra na identificação dos fatores de adesão dos atores privados a reabilitação do edificado em Portugal”, e demonstrará a utilização do fator identitário para o desenvolvimento de Coimbra, percebendo o seu bom desempenho, visto que, há valorização interna e externa de Coimbra ligada a este aspecto.

Palavras-chave: identidade; desenvolvimento; sustentabilidade.

_______________________________________________________________

Referências

ARANTES, Antônio Augusto. Patrimônio cultural: desafios e perspectivas atuais. In: Patrimônio imaterial: política e instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda. Brasília: Unesco: IPHAN: Minc, 2008.

PINHO, Ana Claudia da Costa. Conceitos e políticas europeias de reabilitação urbana — análise da experiência portuguesa dos Gabinetes Técnicos Locais. 2009. Tese (Doutorado em Arquitetura) — Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2009, v. 1.

ROQUE, João Lourenço. Coimbra de meados do séc. XIX a inícios do séc. XX: imagens de sociabilidade urbana. 1990. p. 300-337.

Publicado em 01/09/2021, na categoria Pôsters e Infográficos.