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    Notícias
  • Edital CLMD11/2013 – Seleção de Professores Orientadores Para Estágio em Constantina, Itaqui e Três Passos

    De 20 a 25/08/2013 estão abertas inscrições para Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professores bolsistas Supervisores de Estágio para os Polos de Constantina, Itaqui e Três Passos.

    O valor da bolsa varia de R$1100,00 a R$1300,00, dependendo da experiência comprovada em Ensino Superior.

    O candidato não poderá receber outra bolsa CAPES.

    Maiores informações em Edital 11

  • Projeto de Educação Financeira com pessoas em tratamento de dependência química – um desafio

    O relato que segue nos foi enviado pela aluna Rosmarie (de vermelho, à esquerda), do polo de São Francisco de Paula. Na foto, junto com ela, a coorientadora de Estágios Lidiane (ao centro) e a orientadora de estágios Simone (à direita), do CLMD.

    Experiência da aluna Rose, de São Francisco de Paula

    Realizei a opção em fazer meu Estágio em uma instituição de reabilitação de dependentes de Drogas, que tem em minha cidade, por conhecer a clientela e já ter trabalhado em outros Programas de Ensino nesta  instituição.

    Desde 2009, realizo um trabalho voluntário, do Governo Federal, intitulado como “Brasil Alfabetizado”, porém, muitos internos, possuem o Ensino Fundamental incompleto (interromperam seus estudos na 7ª ou 8ª séries), e por este motivo, são encaminhados ao EJA.

    Conhecendo essa realidade, realizei um levantamento de assuntos de interesse dos alunos e constatei que um dos temas mais preocupantes era com a matemática que envolvia juros, porcentagem, dinheiro. Por este motivo, neste estágio 1, realizado em educação não- formal, optei em elaborar um “Projeto de Educação Financeira”, que além de ser um assunto significativo para a clientela da instituição, é contemplado como um do tema dos PCN`S a ser trabalhado em sala de aula.

    São 10 alunos do sexo masculino, que estão na faixa dos 18 aos 45 anos de idade.

    Estão internados na instituição por problemas de dependência de álcool e outras drogas.
    Muitos foram incentivados pela família a buscar tratamento. Há alguns casos em que os internos não possuem nenhum tipo de contato familiar, pois os pais, esposas e filhos não querem mais contato com o dependente.

    Quando internados na instituição, passam 9 meses em tratamento com acompanhamento médico, psicológico, assistência social e religiosa. É através do grupo que os alunos encontram novamente o sentido da palavra amizade, companheirismo, irmandade e respeito.

    Depois de 1 mês de internação, são oferecidas aos internos oficinas laborais, para melhorar a autoestima e recobrar a confiança em si mesmos.

    Entre várias oportunidades, uma delas é a alfabetização, para os que não sabem ler ou escrever, e o EJA que oportuniza aos alunos que não concluíram o Ensino Fundamental o término do mesmo.

    Ao observar os alunos em um momento de estudo,  constatei que muitos pararam de estudar há muitos anos, o que é perceptível nas atividades propostas e nos questionamentos feitos por eles. Porém, também constatei que eles possuem muita vontade de vencer, de ser alguém, de buscar um novo rumo para suas vidas.

    Talvez, essa oportunidade de trabalhar com eles o Projeto de Educação Financeira a que me propus neste Estágio 1, seja uma oportunidade de fazer parte desta mudança para melhor! Assim acredito! Amém!

    “Há duas línguas diferentes sendo faladas na escola: a dos professores e a dos alunos.” (Bernard Charlot)

  • Editais de Estágio CLMD

    Atenção!

    Os editais de seleção para coorienteador (tutor presencial) e orientador (professor pesquisador) de estágios do CLMD estão abertos!

    Maiores informações em cead.ufpel.edu.br

     

  • Orientadores de Estágio presentes no XI ENEM

    Orientadores de Estágio presentes no XI ENEM

    Os professores de Estágio Curricular Supervisionado I, do CLMD: Cristiane, Dayana, Mariana, Osmar, Rita e Rogério participaram do XI ENEM com trabalhos relacionados às suas pesquisas. Outros professores do CLMD, como as professoras Sabrina e Daniela também se fizeram presentes no evento, apresentando seus trabalhos.
    O contato entre os orientadores gerou uma discussão frutífera a respeito dos estágios
    Esta constante atualização mostra que para ser professor ideias novas necessitam ser buscadas, criadas e discutidas.

  • Estagiário apresenta Relato de Experiência no Encontro Nacional de Educação Matemática

    Estagiário apresenta Relato de Experiência no Encontro Nacional de Educação Matemática

    O estudante Lucas, do polo de Cachoeira do Sul, apresentou o trabalho que escreveu juntamente com sua colega Renata, do mesmo polo, no XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, que foi realizado em Curitiba/PR.
    O trabalho versou a respeito do uso de portfólios.
    A apresentação foi muito elogiada e a mais questionada de sua sessão, gerando ideias e inquietações nos participantes.
    Estes encontros servem, dentre outras coisas, para trocar ideias, experiências e práticas entre pesquisadores, estudantes e professores que se interessam pela Educação Matemática.
    Parabéns ao polo de Cachoeira do Sul, nas pessoas do Lucas e da Renata.

  • Formatura em Ibaiti

    Formatura em Ibaiti

    Lembra dos alunos que estavam no post anterior?
    Muitos deles já se formaram, e no dia 17 mais três colegas realizaram sua colação de grau.
    A Coordenadora do polo, prof.a Leila, relembrou que para tudo nesta vida há um tempo. Planto para plantar, tempo para colher, e que estes estudantes estavam colhendo os frutos de muito esforço, e que ainda há muito a plantar.
    Parabéns aos estudantes e agora colegas já formados do polo de apoio presencial de Ibaiti!!

  • Estágios em Ibaiti

    Estágios em Ibaiti

    Esta é uma imagem de uma reunião de visita de estágios feita em 2012, com os alunos CLMD e coordenação do polo de Ibaiti.
    O polo de Ibaiti, no Paraná, faz parte da UAB2, e conta com 22 alunos já formados pelo nosso curso.
    Muitos dos alunos que aparecem na foto já atuam em sala de aula como professores formados pelo CLMD da UFPel, levando uma educação de qualidade às escolas de sua região.
    No dia 17/07/2013 mais três alunos se formaram. Parabéns aos novos professores agora podem dizer: Sou Licenciado em Matemática.
    Agora vamos trilhar outros caminhos, produzir cada vez mais saberes e continuar a formação.

  • Estágios do CLMD 2013

    O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, através de seu Projeto Pedagógico, possui uma visão que busca atender às diversas demandas que se constituem nos espaços de educação formal e não formal de ensino e aprendizagem de Matemática, desta forma, os estágios se constituem em espaços de discussão, produção e vivência orientada das diferentes práticas docentes em Educação Matemática.

    Segundo o PPC,

    “Entendendo que a formação de um professor constitui-se a partir de sua prática, os estágios curriculares obrigatórios preparam o aluno para o exercício da docência, tornando-o capaz de tomar decisões, refletir sobre sua prática e ser criativo na ação pedagógica, reconhecendo a realidade em que se insere. Neste sentido, pretende-se avançar sobre a visão de que a prática escolar é um espaço de aplicação dos conhecimentos adquiridos, confirmando uma visão de que a ação prática é geradora de conhecimentos.

    Os estágios supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância seguem as prerrogativas da Lei 11.788/2008, da Resolução CNE/CP 02/2002 e da Resolução do COCEPE/UFPel 04/2009.

    Todo o discente matriculado no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel deverá cumprir uma carga horária mínima de quatrocentas (400) horas de estágio curricular obrigatório. As atividades de estágio são distribuídas equitativamente em quatro disciplinas que totalizam 28 créditos, ou 28×17 = 476 horas/aula. As atividades de estágio tem início a partir da segunda metade do curso, o que corresponde ao quinto semestre.

    O Estágio Curricular Supervisionado deverá compreender orientação e supervisão do desenvolvimento de práticas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Busca-se que o aluno possa conhecer uma diversidade de realidades, durante os períodos de observação e de realização das práticas supervisionadas. É nesta oportunidade que os alunos vivenciam espaços formais e não-formais de ensino e aprendizagem de matemática, conhecendo seus atores, suas relações e suas redes político-culturais, levando, para o curso, experiências de docência, questionamentos e reflexões que constituem o diálogo entre a Academia e os diferentes espaços escolares.”

    O Esquema de Estágios consiste na atuação do aluno nos Ensinos Fundamental e Médio, tanto em projetos de ensino quanto em sala de aula.

    esquema_ECS1

    Os alunos optam pela realização do Estágio de Regência em Sala de Aula ou pelo Projeto de Ensino na Educação não formal, respeitando-se o nível de ensino do Estágio.