Webrádio e Webtv são temas de projeto de extensão da UFPEL
Henrique Barum e Maiara Marinho
O projeto de Ensino e Aprendizagem Interativos de Webrádio e Webtv, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, está realizando atividades com a Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, através do programa de extensão do Ministério da Educação e Cultura.
A proposta conta com parcerias dos cursos de Jornalismo e Pedagogia à Distância e prevê a interação da universidade com a comunidade externa através de oficinas de Leitura e Produção Textual, Dicção e Oratória e Expressão Corporal, que serão ofertadas por professores do jornalismo e integrantes de escolas de teatro localizadas na cidade, respectivamente. Além da produção de programas televisivos e radiofônicos direcionados à web.
Organizado pela professora Marislei da Silveira Ribeiro em conjunto com demais professores dos cursos já citados, as primeiras atividades já estão em andamento e serão oferecidas para, em média, 460 alunos de dois turnos da escola Nossa Senhora de Lourdes. O projeto conta também com a parceria dos Polos da Pedagogia à Distância, atendendo as cidades Hulha Negra, Arroio dos Ratos, Panambi, Cachoeira do Sul e Novo Hamburgo. Cada Polo será contemplado pela proposta, sendo responsáveis pela divulgação da iniciativa apresentada pelos alunos bolsistas do curso de Jornalismo Maiara Marinho, Júlia Andrade, Yuri Nobre, William Machado e Henrique Barum, acompanhados da coordenadora do projeto.
As reuniões preparatórias foram iniciadas em janeiro e as atividades começarão na última semana de abril, tendo duração de cinco meses quando, em setembro, os materiais de áudio e vídeo devem ter sido realizados.
Os projetos de interação com a comunidade externa são importantes devido à aproximação de jovens à universidade e todos os auxílios que ela oferece para estimular o ingresso. É preciso explorar todos os documentos, projetos e especialistas em áreas específicas para oferecer atividades extracurriculares, interdisciplinares e que estimulem o conhecimento e a pesquisa. Além disso, o objetivo do projeto também possibilita o estímulo de saberes, pois contém diretrizes que originam debates e atividades que exigem a criatividade e a participação individual e em coletivo.