Vídeo sugere racismo de torcedores gremistas contra jogador do Fluminense
Igor Julião, lateral fluminense pediu que medidas sejam tomadas de forma urgente. O time carioca divulgou mensagem contra o preconceito.
Por Lia Xavier
A partida entre Grêmio e Fluminense, realizada na noite do último domingo (5), ficou marcada pelas reviravoltas no placar. Contudo, a brilhante disputa foi ofuscada por xingamentos supostamente racistas vindos da torcida gremista contra o atacante colombiano Yony González, do Fluminense.
O vídeo que tem circulado nas redes sociais faz parte de uma publicação do Fluminense sobre a vitória histórica contra o Grêmio em Porto Alegre, pela terceira rodada do campeonato brasileiro. Quando Yony marca o quinto gol, que decretou a vitória do time carioca, é possível ouvir as ofensas vindas das arquibancadas.
O lateral do tricolor das Laranjeiras, Igor Julião, postou um protesto a favor do colega de time, onde afirma que futebol não é lugar para preconceitos e pede para que medidas para coibir tais atos sejam tomadas de forma urgente.
A ascensão de classe que o esporte nos proporciona incomoda muita gente. O Futebol não pode ser o lugar que racistas, xenofóbicos, misóginos e homofóbicos vomitarão seus absurdos e ficarão impunes. Medidas precisam ser tomadas URGENTE. https://t.co/0WlrhmXXYe
— Igor Julião (@IgorJuliao2) 6 de maio de 2019
Também pelas redes sociais, a conta oficial do Fluminense afirmou que em “um grande jogo entre dois gigantes não tem lugar para o racismo”. Da mesma forma, pelas redes sociais, a equipe do Grêmio se posicionou, informando que vai apurar os acontecimentos contra o atacante colombiano e que repudia qualquer comportamento tipo de injúria.
O Fluminense sempre será contra qualquer tipo de discriminação. O esporte traz mensagens de união que não dão espaço ao preconceito. Um grande jogo entre dois gigantes não tem lugar para o racismo. #TimeDeTodos
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) 7 de maio de 2019
O Grêmio informa sua torcida e demais entes que tomou conhecimento do vídeo publicado nas redes sociais que sugere injúria racial contra o atleta Yony González, do Fluminense. O Clube está apurando o ocorrido e de antemão manifesta seu inteiro repúdio a todos os tipos de injúria.
— Grêmio FBPA (@Gremio) 7 de maio de 2019