Vegetarianismo e veganismo em Pelotas: entenda a cultura, conheça os melhores restaurantes
por Fernanda Flores
O vegetarianismo e o veganismo são filosofias alimentares – e de vida – que vêm se popularizando cada vez mais. A busca por uma alimentação mais saudável e a luta pelo fim da exploração e do abate de animais motivam a maioria dos adeptos a esse estilo de alimentação.
A dieta vegetariana diz que quaisquer alimentos que impliquem no sacrifício de vidas animais devem ser banidos da alimentação. Isso quer dizer que o vegetariano exclui quaisquer tipos de carnes das refeições, desde as vermelhas até peixes e frutos do mar. Já o veganismo vai além: busca uma vida livre de alimentos e produtos que prejudiquem o bem estar de outros seres vivos. Assim, fica longe de todos os produtos de origem animal.
Segundo Anahí F. Silveira, 21, que é vegetariana há 3 anos e vegana há 2 meses, a escolha de se tornar vegetariana surgiu de forma aleatória e o veganismo foi quase como uma consequência.
– “Um dia qualquer, acordei e pensei ‘oras, eu consigo viver sem comer carne’. A partir disso surgiram outros motivos e incentivadores para que eu me mantivesse nesse caminho e fosse aprendendo como a escolha era relevante: respeito aos animais e todos tipos de vida, questão ética, ambiental, etc.”, nos conta a estudante de jornalismo.
E não pense que você pode se tornar vegano – ou até mesmo vegetariano – de uma hora pra outra: essa escolha demanda esforço para mudar completamente sua dieta e conscientização social pela causa da libertação animal.
– “[…] levei um certo tempo a desapegar dos derivados – leites, ovos e queijos – até que cheguei ao veganismo com a consciência de fazer parte de um movimento político mesmo, que envolve vários outros fatores.”, explica Anahí.
A cultura “veg” em Pelotas
Aqui na cidade existem poucos restaurantes com foco na alimentação vegetariana e vegana, mas o mercado vem crescendo com o aumento do interesse do público por esse tipo de alimentação.
– Diego Gularte, 24, vegetariano desde maio de 2012 e vegano desde abril de 2014, explica: “a Cissa e o Arthur, proprietários do Libre, vieram de Porto Alegre para abrir o café. Mas as informações chegam, mesmo com passos vagarosos, e pessoas com ótimas intenções se engajam para mudar isso. Com certeza a coisa melhorou muito nos últimos anos.”.
Ainda assim, a maioria dos restaurantes que possuem comida sem carne ou sem algum derivado animal não trabalham só com esse tipo de comida, mas oferecem a opção de maneira adaptada.
– “É possível sair de casa (ou pedir algo) e encontrar locais onde tu consiga ficar satisfeito com as opções. Ainda assim, existe um público vegetariano e vegano muito grande – e que aumenta a cada dia – mas alguns estabelecimentos parecem não querer enxergar.”, explica Anahí.
E para os possíveis investidores da área, os entrevistados dão a dica: lanches, fast-foods e pizzarias são as opções que faltam para agradar o público vegetariano e vegano de Pelotas.
– Segundo Diego, “Em São Paulo e Curitiba já é muito forte a cultura das lanchonetes veganas. Acho que esse é o caminho em Pelotas, principalmente com essa tradição dos lanches e pizzas.”.
– Anahí completa: “Em outras cidades, são muitos comuns lugares que oferecem junk foods veganos – até porque comida vegana não é só ‘alimentação natureba’ – com combos do tipo ‘hambúrguer, fritas e bebida’ e acho que daria super certo”.
TOP 5: melhores restaurantes vegetarianos e veganos de Pelotas
1. Libre
Primeiro lugar unânime entre os entrevistados, o Libre Café é – com razão – o local preferido pelos veganos e vegetarianos pelotenses. Com uma proposta totalmente voltada para a alimentação natural e práticas de vida sustentáveis, o Libre é o único local da cidade a oferecer tanto espaço a esse tipo de alimentação.
“Além de todo o cardápio de almoço, sanduíches, hambúrgueres e bolinhos/tortas ser 100% vegano, é tudo muito delicioso e feito com matéria-prima orgânica. O valor também compensa. O ambiente é muito agradável, o atendimento da Cissa e do Arthur é excepcional e não teria como ficar em outra colocação.”, ressalta Anahí.
A Teia é um restaurante vegetariano, com opções veganas, mas zero carne no cardápio. O local se destaca pela variedade de pratos e pelo uso de alimentos orgânicos na produção das refeições.
3. Eco
O Eco é um restaurante onívoro, que oferece opções vegetarianas e veganas. Isso significa que, sim, você verá carne por lá. Ainda assim, os pratos sem a presença de carnes ou derivados de animais são bem variados e feitos com produtos orgânicos, por isso o restaurante conquistou o terceiro lugar.
O Eco não tem site ou página oficial no Facebook, mas fica na Rua Gonçalves Chaves, 708. Mais informações através do telefone (53) 3028-1500.
4. Kibe Sfiha
Restaurante árabe tradicional e conhecido em Pelotas, com algumas opções vegetarianas e veganas bem saborosas. Podemos citar: esfihas, hummus, saladas, pães árabes, pasta de berinjela, berinjela recheada e em conserva.
5. Democracia
Em último – mas não menos importante – o Democracia é uma lancheria comum, que entendeu a grandiosidade do seu público vegetariano e vegano e agora serve opções de bauru, cachorro-quente, x-linguiça e a la minuta sem nenhum produto de origem animal.