Um toque mineiro em Pelotas
Por Rosângela Silva
Há dezesseis anos o empresário mineiro, Dayne Sebastião, inaugurou em terras pelotenses um cantinho com a culinária típica de seu estado, Minas Gerais. O restaurante intitulado com nome Trem Bão, foi inaugurado pretensiosamente no dia 21 de abril de 1999, data em que é comemorada a Inconfidência Mineira.
Sebastião relata que inicialmente enfrentou dificuldades para encontrar elementos importantes da culinária mineira, como o jiló e o quiabo, porque na época da inauguração do restaurante, esses ingredientes ainda não eram vendidos nos supermercados pelotenses. Outro ponto que marcou a inauguração do Trem Bão foi a aceitação de seu cardápio regionalista, com pratos que até o momento eram pouco conhecido na cidade. Sebastião explica que conforme o restaurante foi crescendo e ficando conhecido, as pessoas puderam perceber que há muita similaridade entre a culinária mineira e a gaúcha, já que ambas trazem em suas raízes um toque campeiro e caseiro.
Atualmente os pratos mais consumidos são: o feijão tropeiro, tutu de feijão e o doce criado por sua mãe, que consiste em um creme de baunilha com caramelo, uma sobremesa que virou marca do restaurante. Outra característica do estabelecimento é a referência em bom atendimento na cidade, Sebastião ressalta que funcionários são altamente selecionados, e que de extrema importância que os mesmos sejam receptivos. O Trem Bão tem sua sede na Rua General Osório, 461, e duas filiais: na Embrapa e na Avenida Santos Dumont, 675.