UFPel e Prefeitura de Pelotas recebem liberação de recursos para o Projeto Parque Linear da Alfândega

O projeto visa qualificar três quadras entre as ruas Conde de Porto Alegre, Dona Mariana, Xavier Ferreira e Uruguai, beneficiando a comunidade universitária, moradores do bairro Porto e os cidadãos em geral.

Por Carolina Soares / Em Pauta

Deputado Federal Daniel Trzeciak entrega o ofício que oficializa o investimento no parque – Foto: Carolina Soares/ Em Pauta

Na manhã desta quarta-feira (17), a reitora Isabela Andrade e a prefeita Paula Mascarenhas, receberam a liberação de recursos para investimento no Projeto Parque Linear da Alfândega, na Praça da Alfândega.

A proposta de intervenção urbana foi desenvolvida pelo Centro de Engenharias (CEng), juntamente com o Núcleo de Extensão Habitat Social da Universidade Católica de Pelotas, em diálogo com a comunidade do entorno e a comunidade acadêmica.

Além de espaços para caminhadas, o parque também vai conter quatro quadras de esportes de areia, academia ao ar livre e brinquedos infantis, visando qualificar o espaço público e contribuir para a mobilidade e saúde física da comunidade.

Maquete desenvolvida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas para representar o projeto estrutural do parque – Foto: Carolina Soares / Em Pauta

Na ocasião, a reitora Isabela destacou: “Nós já havíamos consolidado alguns espaços aqui na praça, através da nossa superintendência de infraestrutura, e agora, com esse recurso que chega, vamos conseguir avançar em mais um dos quarteirões que compõem o parque.”

A verba de duzentos mil reais foi liberada pelo Deputado Federal Daniel Trzeciak, que esteve pessoalmente para entregar o ofício de liberação na Praça da Alfândega. Na visita, aproveitou para agradecer a parceria com a universidade e o empenho da reitora em buscar novos projetos que visam beneficiar, não só a universidade, assim como todos os cidadãos.