Santa Casa de Pelotas receberá novo mamógrafo para qualificar diagnóstico de câncer de mama

Assinatura oficial do convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Santa Casa. – Foto: Carolina Soares / Em Pauta

Por Carolina Soares / Em Pauta

Através de convênio assinado com o Governo do Estado nesta segunda-feira (07/10), a Santa Casa de Pelotas receberá um repasse de valor total de R$ 1.048.996,66, para a compra de um mamógrafo digital por parte da entidade.

O evento de assinatura aconteceu no dia 07 de outubro, na Santa Casa de Misericórdia, e contou com a presença da Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, que reforçou o compromisso da secretária no combate ao câncer de mama, já que o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com mais casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Segundo Arita Bergmann, com o novo equipamento, a expectativa é triplicar o número de exames realizados, em virtude do menor tempo necessário para a aquisição das imagens. Assim, espera-se chegar a 1.890 atendimentos anuais, tendo como referência os 630 realizados em 2023. O hospital é referência para mais de um milhão de habitantes, cobrindo 22 cidades do Rio Grande do Sul.

Discurso da Secretária de Saúde, Arita Bergmann. – Foto: Carolina Soares / Em Pauta

Mara de Fátima, 62 anos, conta que fazia voluntariado com mulheres em recuperação do câncer de mama no Instituto Buquê de Amor, em Pelotas, há dois anos quando descobriu o diagnóstico. “Eu tomei um susto e pensei ‘por que eu?’ Mas, na verdade, é: ‘por que não eu?’, já que pode acontecer com qualquer mulher ou homem”, contou a esteticista e manicure. “Estou feliz em dizer que hoje eu estou curada e venci o câncer”.

Outubro rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama,o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Segundo o INCA, no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).