Santa Casa de Pelotas receberá novo mamógrafo para qualificar diagnóstico de câncer de mama
Por Carolina Soares / Em Pauta
Através de convênio assinado com o Governo do Estado nesta segunda-feira (07/10), a Santa Casa de Pelotas receberá um repasse de valor total de R$ 1.048.996,66, para a compra de um mamógrafo digital por parte da entidade.
O evento de assinatura aconteceu no dia 07 de outubro, na Santa Casa de Misericórdia, e contou com a presença da Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, que reforçou o compromisso da secretária no combate ao câncer de mama, já que o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com mais casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Segundo Arita Bergmann, com o novo equipamento, a expectativa é triplicar o número de exames realizados, em virtude do menor tempo necessário para a aquisição das imagens. Assim, espera-se chegar a 1.890 atendimentos anuais, tendo como referência os 630 realizados em 2023. O hospital é referência para mais de um milhão de habitantes, cobrindo 22 cidades do Rio Grande do Sul.
Mara de Fátima, 62 anos, conta que fazia voluntariado com mulheres em recuperação do câncer de mama no Instituto Buquê de Amor, em Pelotas, há dois anos quando descobriu o diagnóstico. “Eu tomei um susto e pensei ‘por que eu?’ Mas, na verdade, é: ‘por que não eu?’, já que pode acontecer com qualquer mulher ou homem”, contou a esteticista e manicure. “Estou feliz em dizer que hoje eu estou curada e venci o câncer”.
Outubro rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama,o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Segundo o INCA, no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).