O FRANCO ATIRADOR

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

 

“Depois de um período no Congo, Martin Terrier (Sean Penn) teve que se afastar deixando para trás a pessoa que mais amava, Annie (Jasmina Trinca). Oito anos depois ele descobre que está sendo caçado e traído por pessoas de seu passado. Martin viagem pela Europa para acertar as contas com cada homem que tentou trapaceá-lo.”

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Adaptado do romance policial The Prone Gunman, escrito por Jean-Patrick Manchette em 2002, teve seu título alterado. Inicialmente, no Brasil, seria simplesmente Atirador. Por alguma razão inexplicável ficou O Franco Atirador, que, no meu entender, não combina com o perfil do personagem.

Dirigido pelo francês Pierre Morel, do primeiro Busca Implacável (2008) com Liam Neeson, e de alguns filmes com Jason Statham, este é um suspense com ação, perseguições, mas sério. Tão sério quanto Sean Penn. Sean Penn que, inclusive, é roteirista e produtor do longa metragem. E estreia em filmes de ação.

A trama começa na África, onde uma empresa privada emprega homens para a segurança. Paralelamente esses homens têm a missão de matar quem interfira em seus negócios.

Martin faz parte desse grupo de homens. Embora já acostumado com a vida no local, onde mantém um romance com a voluntária Annie, ele recebe a missão de matar um político e logo após o assassinato deve abandonar o continente.

Ele pede para Félix (Javier Bardan), um do seu grupo, que cuide de Annie e vai embora. Oito anos depois, ainda na África, ele sofre uma tentativa de assassinato e mais uma vez se afasta abandonando tudo.

Ele sabe que sua cabeça está a prêmio e volta à Londres a fim de procurar seus antigos companheiros. É quando descobre que alguns estão mortos e outros muito bem de vida. Tem então a certeza de que alguém o traiu.

Sean Penn está com 54 anos e atualmente é casado com a atriz Charlize Theron. Caso você goste ou não do ator esqueça tudo que ele já fez. Ele é outro neste filme. Seu físico está melhor do que quando tinha 18 anos. Trabalhou para isso arduamente. Ele aprendeu técnicas de Krav Maga.

O Krav Maga nasceu na década de 40, pelas mãos de Imi Lichtenfeld, em Israel. E traz soluções para qualquer tipo de violência, seja ela armada ou não, contra ataques terroristas e situações com reféns. É uma técnica corporal e espiritual, eficiente para qualquer um, independente de força ou preparo físico.

Embora tenha lido críticas contra o filme fiz questão de assisti-lo e não me arrependi em momento algum. É bom no quesito ação, é bom no suspense e as atuações estão ótimas. E Javier Barden sempre é um show.

Não fique na dúvida. O filme está em cartaz no Cineflix, pesquise a programação, o horário disponível e vá sem medo. Com certeza vai gostar.

Nota 9.

Link para o treinamento:

Link para o trailer:

Comentários

comments

Você pode gostar...