Que a Força esteja com você!

Por Caroline Lemos e Érika Dutra

“Em 2015 saiu o primeiro filme da terceira trilogia: The Force Awakens” FONTE: Divulgação

   A franquia Star Wars, mundialmente conhecida, vem ganhando ainda mais destaque entre os jovens nos últimos anos. Os filmes, que marcaram os anos 70 e 80, conquistaram gerações e permaneceram em voga até hoje. Com duas trilogias lançadas, e mais uma em andamento, a saga marca presença no Brasil através de inúmeros fã-clubes espalhados pelo país.

   Um dos principais fã-clubes brasileiros é o Conselho Jedi, organização que busca reunir os fãs de Star Wars em seus respectivos estados, através de encontros mensais e outros eventos. Cada conselho é independente entre si e atualmente existem oito Conselhos no país: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco. São esses fã-clubes que organizam e executam eventos como as JediCons e as convenções brasileiras de Star Wars, desde 1999. No Rio Grande do Sul, o Conselho foi fundado em setembro de 2002, e desde então realiza encontros e torneios na capital gaúcha, além de organizar a Maratona Star Wars.

   Cada Conselho possui seus Postos Avançados, extensões do clube espalhadas em diferentes cidades, e é claro que Pelotas não fica de fora. O posto de Pelotas iniciou suas atividades em novembro de 2015, pouco antes da estreia do episódio VII da saga. Por aqui, o conselho organiza eventos a cada três meses para trocar informações, encontros de cosplayers e maratonas dos filmes Star Wars.

“Os participantes do Posto Avançado Pelotas realizam atividades a cada três meses” FONTE: Marcel Streicher

   No mês passado, o grupo realizou atividades durante a Fenadoce, no espaço Wombo Combo. Para a feira, levaram uma exposição de objetos colecionáveis da saga e realizaram um quiz com distribuição de brindes para os participantes. Os encontros têm por objetivo convidar pessoas interessadas pelo universo Star Wars e que queiram se reunir com outros fãs, para trocar conhecimentos sobre os filmes. “Queremos mostrar que Pelotas tem um Posto Avançado do conselho para os fãs da saga”, disse Rafaela Mouro, do conselho administrativo do fã-clube. Quem quiser participar das atividades na cidade pode acompanhar a agenda do grupo através do link: http://migre.me/tZKA7

   A saga Star Wars é uma franquia de ópera espacial estadunidense criada pelo cineasta George Lucas, que conta, atualmente, com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars, em 25 de maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenômeno mundial de cultura popular. Star Wars foi responsável pelo inicio da “era dos blockbusters”: superproduções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros etc. Após o primeiro filme, foram lançados outros seis sobre a história principal, e estão previstos outros dois até 2019. Além deles, mais um filme paralelo já passou pelas telonas, e outros dois estão por vir. Os filmes da saga são: Star Wars (1977), Empire Strikes Back (1980), Return of the Jedi (1983), The Phantom Menace (1999), Attack of the Clones (2002), The Revenge of the Sith (2005), The Force Awakens (2015), Episódio VIII (2017) e Epsódio IX (2019). Já os paralelos são: Star Wars: The Clone Wars (2008), Rogue One: A Star Wars Story (2016) e Filme sem-titulo do Han Solo (2018).

Comentários

comments

Você pode gostar...