Qual a situação econômica do negro no RS?
Audiência pública analisa a situação econômica do negro no RS. Ação que faz parte da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do estado presidida pelo deputado Matheus Gomes (PSOL) e aconteceu em Pelotas nesta quinta
Marisa Campos/Em Pauta
Nesta última quinta-feira (22) ocorreu na Câmara de Vereadores de Pelotas a primeira audiência pública organizada pela Comissão Especial sobre a Situação Econômica da População Negra no Rio Grande do Sul da Assembleia Legislativa do estado, liderado pelo deputado Matheus Gomes (PSOL) e coordenado juntamente com a acadêmica Winnie Bueno.
Além da presença do deputado e sua equipe da comissão, a audiência contou com as falas do Doutor em Economia, Alysson Portella, a presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pelotas, Ernestina Pereira, a autoridade representando as religiões de Matriz Africana, Ìyá Sandrali Bueno, a deputada federal, Reginete Bispo (PT), a representante do GAMP, Maria Heloisa Martins e vereadores do município.
A audiência foi uma ação inicial da comissão especial para poder ouvir e buscar os dados necessários sobre as demandas das comunidades negras pelo estado e Pelotas foi o primeiro município a ser consultado. Além das diversas autoridades presentes, também havia representantes da defensoria pública, Movimento Negro Unificado e outras iniciativas da cultura negra pelotense.
Houve momentos de falas de todos os presentes na mesa e aberto para o público, muitos abordaram a questão dos negros estarem nas mazelas da sociedade, a escolaridade baixa que implica diretamente na questão econômica. Também em como movimentam a economia no país e quais ações devem ser tomadas para a elaboração de políticas públicas de qualidade acerca da população negra gaúcha.
A comissão segue suas ações em outras cidades do estado, sendo nesta sexta-feira (23) a equipe estará no município de Canguçu para ouvir as demandas da região. Para acompanhar mais informações e saber quais cidades contarão com a presença da comissão especial basta acompanhar o deputado Matheus Gomes nas redes sociais @matheuspggomes.