Café Aquários: ponto de interesse cultural gaúcho

Na manhã do dia 6 de agosto a Assembleia Legislativa do RS aprovou o Projeto de Lei que torna a tradicional cafeteria pelotense um ponto cultural do estado

Por Gabrielle Peres / Em Pauta

Interior do Café Aquários, um dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade / Foto: Afif Simões Neto

Já reconhecido como patrimônio cultural municipal desde 2017, agora o Café Aquários ganha destaque em âmbito estadual. Isto graças a aprovação do Projeto de Lei 67/2021 de autoria do deputado Zé Nunes (PT) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do poder legislativo. 

“Quem passa pela rua vê uma aglomeração de clientes que conversam e leem jornal. Na pauta, as notícias do dia, especialmente sobre política e os times de futebol de Pelotas. Será uma homenagem a Pelotas, pois o estabelecimento tem relevância histórica e cultural para a cidade”, comenta o deputado estadual Zé Nunes sobre a proposição da lei. 

O Café Aquários

Conhecido e frequentado por comerciantes, intelectuais, aposentados, entre outros, o Café Aquários destaca-se como um ponto de encontro do povo pelotense. 

Com história quase que entrelaçada à da cidade, o conceituado café passou por algumas transformações ao longo dos anos. Em 1942, quando ainda chamava-se Café Nacional, ficou conhecido como um local para reuniões de importantes homens de negócios que se encontravam para tratar terras e gado, enquanto desfrutavam de um bom café. 

Em seguida, o espaço foi vendido para a Torrefadora de Café 35 e passou a se chamar Café 35. Assim, somente em 1970, após outro grupo assumir o local, que este ganhou o famoso título de Café Aquários. 

O nome se dá devido às grandes aberturas envidraçadas que o estabelecimento possui em seu entorno, estilo muito raro para a época em que foi construído. Dessa forma, aqueles que passavam pela rua se encantavam com a possibilidade de ver as movimentações de clientes e funcionários do café mesmo do lado de fora, como um “aquário”. 

Hoje, localizado no coração da cidade, na esquina entre a rua XV de Novembro e Sete de Setembro, o Café continua sendo uma referência para a cidade de Pelotas não só por comerciantes e empresários, mas por diversos públicos. Segundo o Café, essa diversidade dá um tom democrático à tradicional cafeteria.

Frente do Café Aquários, muito conhecida por ser onde seus clientes sentam ou param para conversar. / Foto: Daniel Nascimento

No momento, a Lei que torna o histórico café um local de interesse cultural do estado foi aprovada na comissão técnica e aguarda votação de mérito pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

Comentários

comments

Você pode gostar...