Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2021 está com inscrições abertas

Inscrições devem ser feitas até o dia 10 de novembro através de formulário online

Lançamento do prêmio ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Por Helena Schuster/Em Pauta

Estão abertas as inscrições para o prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2021, que busca reconhecer e valorizar as melhores produções jornalísticas sobre boas práticas ambientais no Rio Grande do Sul. A premiação, que foi lançada no dia 16 de setembro, é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com parceria da Secretaria de Comunicação (Secom).

Podem ser inscritas produções nas categorias jornalismo impresso, webjornalismo, fotojornalismo, radiojornalismo/podcast, telejornalismo ou jornalismo universitário. Além das categorias, os trabalhos também devem se encaixar nos seguintes microtemas:

• processos ambientalmente sustentáveis na indústria, comércio ou agropecuária;
  • energia limpa;
  • preservação das espécies nativas do RS;
  • ações para reduzir as mudanças climáticas;
  • educação ambiental e pandemia;
  • gestão de resíduos e reciclagem;
  • gestão de recursos hídricos.

Serão aceitos trabalhos publicados ou veiculados de 1º de janeiro a 1º de novembro de 2021. As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário disponível no portal da premiação. A divulgação dos finalistas está prevista para o dia 30 de novembro, através do mesmo site.

Os melhores trabalhos universitários receberão menção honrosa. Já os vencedores das demais categorias serão premiados com R$ 5 mil para o primeiro lugar, R$ 3 mil para o segundo lugar e menção honrosa para os terceiros colocados. A cerimônia de entrega do prêmio deve ocorrer em dezembro deste ano, em Porto Alegre.

Confira o vídeo oficial de divulgação da premiação: