Porto de Rio Grande está fechado há mais de 40 horas por causa de ciclone no Uruguai
O Porto de Rio Grande está fechado há mais de 40 horas. As atividades estão suspensas desde as 22h de segunda-feira (25) por causa do mal tempo. Ventos de cerca de 40 quilômetros por hora, com rajadas chegando a 86 km/h na ultima terça-feira (26), e ondas de 4 metros de altura, a Praticagem da Barra informou que a locomoção entre a barra e os navios é muito perigosa nessas condições, e por motivos de segurança as operações terão que esperar.
A condição climática infavorável impediu a entrada e saída de 20 navios, segundo a Gaúcha. Em Porto Velho, barcos pesqueiros buscaram refúgio, enquanto que a travessia de Rio Grande para São José do Norte foi suspensa. Segundo o diretor técnico do Porto, Leonardo Maurano, em entrevista para o Zero Hora, a navegação no porto só volta a ocorrer quando a situação climática se amenizar.
Esse transtorno é causado por um ciclone extratropical localizado no Uruguai. O porto de Montevidéu também foi fechado e, segundo o jornal El País, há 19 mil pessoas sem energia elétrica, sendo a maioria na capital.
Em nota, a SUPRG (Assessoria de Comunicação da Superintendência do Porto do Rio Grande), comentou sobre o ocorrido.
“1º. É importante ressaltar que a Barra não fica fechada. A Barra do Rio Grande está permanentemente aberta. O que ocorre é a impraticabilidade desta barra, no sentido de impedir o deslocamento do prático até o navio e vice-versa. Esta condição é estabelecida para garantir a segurança da navegação.
2º. Por isso, não há como dizer que necessariamente isso ocorra nessa época do ano. A impraticabilidade pode ocorrer no verão (dezembro, janeiro, etc) ou em qualquer outra estação do ano. Normalmente, essas condições climáticas adversas são de ventos fortes, ondas muito grandes e/ou nevoeiro.
3º. Essa condição não acontece só em Rio Grande. Ocorre em todos os portos concentrados nas zonas mais extremas, mais próximos dos polos, tanto Norte como Sul. Uma região conhecida por essa condição de impraticabilidade é a dos portos localizados no Norte da Europa.”