Pelotas recebe Adriana Calcanhotto com ‘A mulher do Pau Brasil’

Show acontece na quinta. Imagem: divulgação

Por Roberta Muniz

Pelotas recebe no dia 13 de setembro, no Theatro Guarany, a cantora gaúcha de sucesso nacional, Adriana Calcanhotto em seu concerto ‘A mulher do Pau Brasil’ que foi idealizado como “concerto-tese”, surgido da conclusão da residência artística da cantora na Universidade de Coimbra, onde ela passou os últimos dois anos praticando cursos e apresentações.

Uma turnê desse show já aconteceu na Europa, devido à grande repercussão que teve e desde agosto vem rodando diversos estados brasileiros. O público poderá acompanhar no roteiro músicas compostas no período lusitano, releituras de algumas canções mais recentes e clássicos do seu repertório, como “Inverno”, “Vambora” e “Esquadros”.

A canção-título é abertura de seu concerto. “A mulher do Pau Brasil” tem o tom autobiográfico, retomando também o nome de um espetáculo de Adriana, dos anos 80, quando ainda estava em Porto Alegre. A cantora busca nessa canção contar um pouco dessa sua trajetória entre Brasil e Portugal.

“Costumavam me perguntar se eu já tinha virado portuguesa e eu sempre respondia que não. Nunca me senti tão brasileira como agora”, relata Adriana, quando nomeada em 2015, como a Embaixadora da Língua Portuguesa da Universidade de Coimbra.