Pelotas recebe 150 vagas no Programa Partiu Futuro Reconstrução
A ação do governo do Estado busca fomentar vagas de jovem aprendiz a jovens atingidos pela enchente.
Por Andrine Teixeira Garcia
O município de Pelotas irá participar da 2ª edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), sendo encarregado de distribuir 150 vagas de jovem aprendiz entre o público de 14 a 22 anos incompletos, que foram afetados pelas enchentes e que possuam Cadastro Único (CadÚnico).
A articulação do projeto será realizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), que afirma estar aguardando as orientações da SEDES para dar os próximos passos para a execução e dar início ao processo seletivo. De acordo com o secretário da SELJ, Fabiano Ornel, o empenho da cidade com o programa é muito importante e busca impulsionar a qualificação técnica e a aprendizagem profissional dos jovens pelotenses. “A juventude de Pelotas merece oportunidades concretas, e é isso que estamos construindo com este programa. Acreditamos no potencial da nossa cidade e, principalmente, no potencial da nossa juventude”, declara.
As vagas de aprendizagem, com direito a carteira assinada, serão realizadas em órgãos públicos, sejam eles municipais ou estaduais. Além disso, haverá uma bolsa-auxílio no valor de R$828,26 e vale alimentação, entre outros benefícios, como aulas teóricas, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro.


