O sonho (quase) impossível de ser prefeito de Pelotas

Por: Luís Artur Janes Silva

No próximo dia 2 de outubro, milhões de brasileiros comparecerão às urnas para escolher os prefeitos de todas as cidades de nosso país. Em Pelotas, os eleitores terão a oportunidade de analisar oito nomes que almejam chegar ao Paço Municipal.

De um lado, teremos o quarteto dos candidatos dos grandes partidos, representados por Paula Mascarenhas, atual vice-prefeita de Pelotas, Miriam Marroni, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Anselmo Rodrigues, que já ocupou a cadeira de prefeito em dois mandatos diferentes, e Jurandir Silva, a alternativa da esquerda mais pura. O contraponto aos gigantes será dado por quatro candidatos que têm em comum a inexperiência em termos políticos.

É assim, como candidatos que não estão inseridos nas rodas de poder mais tradicionais, que conheceremos um pouco das ideias de Ledinei Santana, nome do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Flávio de Souza, do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), Fábio Tedesco, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Marco Marchand, representante do Partido Ecológico Nacional (PEN).

Ledinei Santana

Em sua primeira eleição, o candidato Ledinei Santana contará com o apoio do controverso e irreverente ex-vereador Cláudio Insaurriaga, o Cururu. Ledinei pretende criar o Conselho de Governo, que analisará e tomará decisões sobre as mais variadas ações do poder público municipal. Ao mesmo tempo, o comerciante adotará política de valorização do funcionalismo municipal.

Além disso, investirá na reforma e adequação dos postos de saúde já existentes e também em políticas de saneamento básico. Ledinei pretende atrair investimentos que permitam a despoluição do São Gonçalo e pode lançar mão de parceria público-privada para viabilizar o Carnaval de Pelotas. Mas a sua proposta mais impactante consiste na instalação da escola de tempo integral na rede municipal de ensino.

Flávio de Souza

O candidato do PT do B aposta suas fichas no incremento do turismo como fonte de renda ao erário municipal. Contrário a quaisquer tipos de coligação, o PT do B visa implementar debate com a população sobre as prioridades que devem ser atendidas no orçamento do município e também promete criar uma política de respeito ao funcionalismo público de Pelotas.

Fábio Tedesco

Tedesco enfatiza seu trabalho no atendimento das demandas de cada bairro, embora advogue que o centro de nossa cidade não deve ser abandonado. Tedesco pretende fazer ampla reforma tributária, que atraia empresas para o nosso município. Outra prioridade de Fábio Tedesco é atender a região das praias.

Defensor da escola integral, o candidato do PROS quer informatizar os dados escolares e torná-lo acessível às pessoas. Além disso, aposta em política de humanização do atendimento nas unidades básicas de saúde municipais.

Sua política de valorização do funcionalismo público permitirá a introdução de indicadores de controle, que medirão a produtividade de cada servidor.

Marco Marchand

O representante do PEN iniciará seu hipotético mandato privilegiando talentos técnicos na área administrativa. Pretende estabelecer o monitoramento feito através de câmeras, que garantirão a segurança de toda a população.

Para Marchand, é necessário que os apenados desenvolvam alguma atividade de benefício à população. Também prometeu uma nova base de cálculo do IPTU e enfatizou a dinâmica de investimentos maciços no campo educativo. O candidato do PEN pretende subordinar o serviço de coleta de lixo ao poder público e mandar construir elevados, que poderão desafogar o trânsito de Pelotas por um bom espaço de tempo.