O primeiro debate da eleição à reitoria

O auditório do Centro de Artes recebeu o primeiro debate entre as candidaturas à reitoria da universidade, na noite do dia 23 de agosto. Em um auditório lotado, as três chapas apresentaram suas propostas para o período 2025-2028.

Por Éverson da Martha / Em Pauta

Os candidatos das três chapas estiveram presentes no debate da última sexta-feira. (Foto: Tobias Bernardo/Em Pauta)

Na noite da sexta-feira, dia 23, foi realizado o primeiro debate dos candidatos à reitoria da UFPel, organizado pela Junta Eleitoral. Lá estavam representadas as três chapas concorrentes: a chapa 10, Frente Ampla, com Julieta Fripp (Famed) e Fábio Vergara (ICH); a chapa 20, UFPel Multi, com Ursula Rosa (Centro de Artes) e Eraldo Pinheiro (ESEF); e a chapa 30, Raízes UFPel, com Gilson Porciúncula (CEng) e Marina Mota (Faculdade de Enfermagem).

O debate começou com as apresentações das chapas, com muita festa dos apoiadores, em um auditório lotado do Centro de Artes. O debate foi dividido em seis blocos, começando pela apresentação das chapas, passando por perguntas entre chapas com temas livres e também perguntas enviadas pelas representações da universidade, docentes, técnicos-administrativos e discentes, e encerrou com as considerações finais.

O auditório do Centro de Artes, da UFPel, estava lotado com os apoiadores das chapas. (Foto: Tobias Bernardo/Em Pauta)

Durante o debate houve muitas manifestações dos adeptos das chapas, tendo que ser repreendidos pelas mediadoras, mas, no fim, o debate prevaleceu bem no campo das propostas das chapas e todas as torcidas foram embora em paz. Ainda haverá mais um debate, na terça-feira, 27, no auditório da FAEM, no campus Capão do Leão.

A consulta informal para escolha dos cargos à reitoria da universidade acontece nos dias 29 e 30 de agosto. A votação será realizada de forma presencial para docentes e técnicos-administrativos, já os discentes poderão optar por votar de forma on-line ou presencial. Em caso de segundo turno, a votação ocorre nos dias 17 e 18 de Setembro.

O debate possuiu acessibilidade para pessoas surdas, com a presença de intérpretes de Libras. (Foto: Tobias Bernardo/Em Pauta)