O primeiro ano de mandato de Donald Trump

Imagem: Pixabay/Reprodução

Por Roberta Muniz

Na última semana, o governo do polêmico presidente dos Estados Unidos, Donald Trump completou o primeiro ano na Casa Branca com a aprovação mais baixa de um presidente na história moderna.

Segundo uma consulta realizada pela rede de televisão National Broadcasting Company (NBC) em conjunto com o jornal The Wall Street Journal, apenas 39% dos americanos aprova o trabalho de Trump como governante. É grande a diferença de aprovação em comparação com outros presidentes que o antecederam. Barack Obama em seu primeiro ano de presidência obteve 50% da aprovação, Bill Clinton teve sua aprovação de 60% e ainda, George W. Bush registrou o número de 82%.

No dia 20 de janeiro, data exata em que o primeiro ano se completou na Casa Branca, ocorreu uma paralisação parcial dos trabalhos no governo por falta de fundos. O governo de Trump anunciou no dia 19, que tentará minimizar o impacto no povo americano, evitando o fechamento dos parques nacionais, medida tomada por Barack Obama em seu governo quando enfrentou 16 dias de paralisação do executivo.

Todavia, a Casa Branca já anunciou a dispensa de mais de mil dos seus 1.715 funcionários e de acordo com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, algumas operações militares de inteligência ficarão suspensas à espera dos fundos.

O cerne da questão da paralisação acontece porque os democratas deram uma condição para o seu apoio às contas: Trump e os republicanos haveriam de regularizar a situação de aproximadamente 800 mil jovens indocumentados. Esses jovens têm o status legal de “sonhadores”, dotado por Barack Obama, mas o prazo legal deles expira no próximo dia 5 de março, data na qual poderiam ser deportados.

“Não negociaremos a situação dos imigrantes ilegais, enquanto os democratas mantêm nossos cidadãos legais reféns das suas irresponsáveis exigências. Este é um comportamento de perdedores obstrucionistas, não de legisladores”, diz em nota a Casa Branca.

Republicanos e democratas já começaram algumas negociações. Ambos os partidos, claro, tentarão ao máximo não ficar diante do povo americano como o responsável pela situação atual.

Um show de presidente

Muitas polêmicas ocorrem quando o assunto é Donald Trump. Nesses seus 12 meses no governo, o presidente já ameaçou, insultou, depreciou, deixando o planeta inteiro atônito com as atitudes tomadas. Podemos dizer que a Casa Branca se tornou um palco de shows.

Várias marcas foram deixadas por Trump neste seu primeiro ano de governo, como o banimento de imigrantes em nome da segurança, o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel, medida anti-Obama, a inimizade com a Coreia do Norte e Irã, o muro na fronteira com o México, entre outras.

O fato é que aparecer e chamar a atenção para si mesmo é algo dominado por Trump e certamente polêmicas acerca do seu governo não pararão por aqui e é certo que presidente como esse, os americanos nunca viram igual.

Comentários

comments

Você pode gostar...