O fenômeno de ser Youtuber

Por: Érika Dutra e Caroline Lemos

   O Youtube levou apenas uma década para um caminho sem volta ao revolucionar, quebrar paradigmas e hierarquias na comunicação. Depois de alguns milhares de virais, gatinhos e bebês fofos, as pessoas passaram a ver o site como uma poderosa plataforma de disseminação de conteúdo próprio.

   A comunicação que se refere na maioria das vezes é de entretenimento. Alguns vídeos são feitos sem muitos recursos, e a maioria dos canais começa assim. Por essa razão, o sonho de muitos jovens hoje em dia é virar um grande youtuber. Porém não é apenas uma câmera de tecnologia de ponta que vai fazer com que o canal seja de sucesso. É preciso inovar. Vemos diariamente youtubers fazendo grandes campanhas em prol de movimentos, de pessoas, e principalmente de ideias.

   Os usuários do site ainda tem a vantagem de poder acompanhar mais de um canal, inscrevendo-se e recebendo notificações sobre novos vídeos. A maioria das pessoas identifica-se ainda mais com vlogs (abreviação de videoblog), por serem bem descontraídos. Em muitos casos parecerem mais uma conversa entre amigos.

   Essa relação youtuber x público é bem íntima, pois os mesmos podem comentar os vídeos, dar ‘’joinha’’, e ainda seguir o seu youtuber preferido nas redes sociais. Esse é um dos maiores diferenciais da nova geração. O contato direto entre o ‘’vlogger’’ e o seu público.

   Tem canal para todos os gostos: aqueles que amam humor, os que amam astrologia, culinária, maquiagem, mecânica, games e até os que querem conselhos amorosos! Tem canal pra tudo!

   A cada dia mais e mais pessoas passam a usar o Youtube para se auto promover e gerar receita sobre os ‘’Views’’ como são chamadas as visualizações. E os números são cada vez mais exorbitantes. O vídeo da música Gangnam Style, por exemplo, tem aproximadamente 2,49 bilhões de visualizações. Mas foi a chamada primeira geração de youtubers, pessoas como Felipe Neto, PC Siqueira, que se tornaram fenômenos de audiência, influência para essa nova era’’.

Fonte: Divulgação

PC Siqueira um dos pioneiros no vlog brasileiro Fonte: Divulgação

   No momento, os Teens que são considerados já de uma segunda geração, estão cada vez ganhando mais o seu espaço, não só na internet, mas também na televisão e, nos demais meios de comunicação. Como Julio Cocielo, do Canal Canalha, que já conseguiu os 6 milhões e meio de inscritos.

Canal Canalha tem cerca de 399 milhões de visualizações Fonte: Divulgação

Comentários

comments

Você pode gostar...