O ENEM 2019 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro

INEP divulga o edital do ENEM 2019. Fonte Valter Campanato/Agência Brasil

Por Roger Vilela

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta segunda-feira (25) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. O documento pode ser lido no Diário Oficial. Faça o download no site do exame.

Segundo a publicação, as inscrições deverão ser realizadas entre os dias 6 e 17 de maio, no Sistema ENEM. A taxa de inscrição será de R$ 85, três reais a mais do que na edição de 2018, e poderá ser paga em agências bancárias, casas lotéricas e nos correios, entre 6 e 23 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

No primeiro dia do exame (3 de novembro) serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia (10 de novembro) os estudantes farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Nos dois dias, os portões abrirão ao meio-dia e serão fechados às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia, os participantes terão até as 19h para terminar. Já no segundo dia, o exame se encerra às 18h30.

NOVIDADES DO ENEM

O edição 2019 do ENEM tem novidades. Entre elas estão o novo sistema de inscrição e a revista dos lanches dos candidatos no dia da aplicação. Outras novidades são:

• Inclusão de foto na inscrição (opcional);
  • Espaço para rascunho da redação (pautado) e cálculos no final no caderno de questões;
  • Surdos, deficiente auditivos e surdocegos poderão indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear.

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O pedido de isenção da taxa de inscrição deverá ser feito entre os dias 1º e 10 de abril no Sistema Enem. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 17 de abril. Os candidatos que tiverem o pedido negado, poderão recorrer entre 22 e 26 de abril. É responsabilidade do participante acompanhar a situação da solicitação.

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição quem:

• Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; e tem renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DO ENEM 2019:

• Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 1 a 10/04/2019;
  • Justificativa de ausência no ENEM 2018: 1 a 10/04/2019;