Navegantes del Sol Pelotense

Casal argentino vem chamando atenção ao alegrar as tardes do calçadão com música estrangeira.

por Nágila Rodrigues, Alisson Lopes e Luís Artur Janes

Mochila. Mochilão. Mochilar. Mochileiros.  A palavra que antes servia apenas para referir-se ao acessório, a mochila, hoje ganha novo sentido e novas variações. Tais variações têm ligação direta com as pessoas que decidem largar a estabilidade de suas raízes e vão, com pouco dinheiro, se aventurar em terras desconhecidas.

O casal argentino Sol e Facu faz parte desse grupo. Autointitulados “Navegantes del Sol”,  eles ocupam as tardes no calçadão pelotense. Provavelmente, se você costuma passar por ali, já os viu cantando e tocando, acompanhados pela fiel caixa de som móvel.

Há dois meses em Pelotas, deixaram seu país com o propósito de sair da zona de conforto e ir até onde a paixão pela música for capaz de levá-los.  As apresentações frequentes no metrô de Buenos Aires não eram mais suficientes, eles agora querem quebrar barreiras e intensificar os aprendizados adquiridos enquanto lidavam, recebiam e transmitiam emoções nas ruas da capital Argentina.

Sol e Facu em apresentação no calçadão de Pelotas.  Imagem: Nágila Rodrigues

Sol e Facu em apresentação no calçadão de Pelotas.
Imagem: Nágila Rodrigues

Os jovens, de 21 anos, acreditam que a riqueza do conhecimento de outras culturas e o contato próximo com as pessoas que passam pelas ruas, onde se apresentam cantando Blues, colaboram de forma inigualável para suas construções de vida.

“Quando saímos de Buenos Aires, não tínhamos um plano de rota, apenas sabíamos que queríamos passar por vários lugares e conhecer o maior número de pessoas possíveis. O contato com o outro é o que nos encanta e nos faz querer seguir com nosso trabalho, levando a arte e a música que vem da alma às pessoas, a cada apresentação”, disse Sol Maje, enquanto juntava seus pertences, espalhados sobre o chão do calçadão de Pelotas, que serve de palco para a dupla nos dias ensolarados.

O casal passou também pelo Uruguai, mas disse que estava ansioso para conhecer o Brasil. Pensavam em ficar no máximo um mês, no entanto, a receptividade da cidade encantou: “Quando chegamos ao Brasil, direto aqui em Pelotas, ficamos felizes porque fizemos contato com hospedeiros na praia do Barro Duro, sempre quisemos conhecer as praias brasileiras. Além da praia, o acolhimento do povo local nos fez ficar mais tempo que o planejado”, contou Facu Puebla, dividido entre a língua portuguesa e o espanhol de origem.

“Navegantes del Sol” em apresentação no centro de Pelotas. Imagem: Nágila Rodrigues

“Navegantes del Sol” em apresentação no centro de Pelotas.
Imagem: Nágila Rodrigues

Segundo a dupla, o propósito agora é juntar dinheiro para seguir viagem até a Bolívia, além da ideia recente de reunir em um CD, gravações feitas com artistas das localidades que visitarem. No Brasil, pretendem passar por Florianópolis e São Paulo, ainda.  Quem quiser pode acompanhá-los pela página no Facebook. Também é possível encontrar alguns vídeos no YouTube.

O casal tem suas despesas custeadas com o que arrecadam durante apresentações, nas ruas ou em bares da região onde estão. Os dois contam estritamente com a solidariedade de quem os vê.  Ao acompanhar a rotina desses aventureiros e a proximidade com o público, fica evidente a capacidade humana de criar afeição quase que imediata por desconhecidos. E, para isso, basta fazer algo que nos toque a alma, assim como Sol e Facu fazem quando cantam.

Assista:

Comentários

comments

Você pode gostar...