Março Lilás e a importância da prevenção

O mês de março é voltado para divulgação da prevenção do câncer de colo de útero no Brasil

Por Marisa Campos / Em Pauta

A vacina contra o HPV é de extrema importância para a prevenção da doença. Fotos: divulgação Freepik / Em Pauta

Além de ser considerado o “mês da mulher”, março também é marcado pela campanha de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, o Março Lilás. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a doença é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte entre as mulheres, por conta disso, o Ministério da Saúde lançou essa campanha de conscientização.

O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, sendo um vírus sexualmente transmissível que afeta homens e mulheres. Porém, vale ressaltar que algumas mulheres podem ter alguma infecção por HPV, se houver relação sexual desprotegida, e não resultar no câncer, mas em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o desenvolvimento da doença.

Como prevenir:

Em conversa com a coordenadora da rede de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) de Pelotas, Tamires Radtke, ela explica que o exame citopatológico, conhecido como Papanicolau, é o principal método de prevenção, controle e detecção precoce do câncer do colo de útero e está disponível o ano inteiro. Em relação ao esquema vacinal do HPV para homens e mulheres, duas doses são necessárias.

Além disso, segundo a coordenadora, mulheres de qualquer faixa etária estão suscetíveis ao câncer do colo de útero, entretanto, a fase entre 25 e 64 anos é a que registra mais casos, sendo o momento recomendado para o rastreio da doença. E acrescenta: “As unidades básicas de saúde desenvolvem atividades alusivas aos meses coloridos, como é o caso do Março Lilás. Nessa época, a rede DCNT intensifica a divulgação de dados sobre a doença, relacionados a sintomas e prevenção”, finaliza Tamires.

Com o diagnóstico inicial a doença pode ter cura. Por isto é importante fazer os exames e investigar os sintomas

 

Sintomas do Câncer:

A doença pode não apresentar sintomas no seu estágio inicial, devido ao seu desenvolvimento mais lento, mas nos casos mais avançados podem evoluir para as seguintes manifestações:

  • Sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual.

  • Secreção vaginal anormal.

  • Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Importância da prevenção:

Com o diagnóstico inicial através do Papanicolau, a maioria dos casos são curáveis e a doença tem tratamento. Porém, ter as duas doses da vacina também é de suma importância para o combate ao câncer, qualquer dúvida sobre a vacina basta procurar uma UBS mais próxima, sendo o imunizante disponível para homens e mulheres.

Comentários

comments

Você pode gostar...