“Incerteza Viva” é o título da 32ª Bienal de São Paulo

Por: Lauren Trindade

A 32ª Bienal de São Paulo estreou na quarta-feira, 7 de setembro, e estende-se até o dia 11 de dezembro. O evento, que ocorre a cada dois anos, é responsável por projetar 81 obras de 33 artistas de países diferentes e acontece no Parque do Ibirapuera, situado na Avenida Pedro Álvares Cabral, na Vila Mariana.

Este ano, com o título ” Incerteza Viva”, a mostra aborda a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas.

Nesta edição, a Bienal quer se tornar mais permeável e ainda mais acessível, participando ativamente na construção contínua e coletiva do Parque Ibirapuera como espaço público, ampliando seu senso de comunidade. Vários projetos artísticos foram comissionados para o parque e a exposição se percebe como uma extensão do jardim dentro do pavilhão.

São disponibilizados três andares para tematizar questões ligadas ao meio ambiente e à ecologia. Entende-se que a Bienal, como uma das instituições culturais sediadas no parque, deve participar das discussões, atividades e pesquisas já em desenvolvimento no local por outros órgãos e instituições. O público do parque é um dos públicos alvo e a agência de notícias “Em Pauta” presenciou a exposição, confira algumas imagens.

(Foto: Lauren Trindade)

(Foto: Lauren Trindade)

(Foto: Lauren Trindade)

(Foto: Lauren Trindade)

(Foto: Lauren Trindade)

(Foto: Lauren Trindade)

(Foto: Lauren Trindade)

(Foto: Lauren Trindade)

Comentários

comments

Você pode gostar...