Igor Fraga, o nome mais rápido do automobilismo virtual
Por Jordy Vaniel
Piloto real e virtual desde os quatro anos de Idade Igor Fraga virou manchete no mundo inteiro ao ser o primeiro campeão mundial do videogame Gran Turismo, a competição aconteceu no principado de Mônaco onde pilotos do mundo inteiro disputaram a Copa das Nações, no último domingo dia 18. O mineiro se consagrou campeão das américas em Outubro em uma competição em Las Vegas e garantiu vaga no mundial, na última corrida da classificatória, no circuito de Interlagos, a bordo do carro conceito Red Bull x2014 ele mostrou uma velocidade incrível, abrindo mais de 22 segundos do segundo colocado.
Durante todo o fim de semana Igor foi constante, nas semifinais ele passou em primeiro lugar no seu grupo, largou na pole com seu Volkswagen GTI VGT e abriu vantagem. No campeonato entre marcas, que consistia em uma corrida em equipes de três pilotos na pista de Nurburgring, ele estava mais que bem acompanhado, os campeões da Europa e Ásia, Mikail Hizal e Ryota Kokubun também pilotaram o Nissan GTR R35 que chegou a ficar em 11 na classificação quando Igor subiu no cockpit, no difícil circuito ele chegou a beliscar a segunda colocação quando uma pane seca no fim da reta Antoniusbuche acabou com as chances de vitória, Igor estava visualmente abalado.
No domingo ele foi o mais rápido no qualify para a corrida 1, no novo circuito de Tokyo Expressway, largou na pole e se manteve lá, na corrida 2 também em Interlagos, largou na ponta mas teve dificuldades de lidar com os pneus do seu Jaguar F-type e não aguentou o ataque de Tomoaki Yamanaka, perdeu 3 posições e terminou em quarto. O brasileiro claramente não gostou da manobra assim como os espectadores da Livestream que chamavam o japonês de sujo, e provavelmente essa performance abalou Igor, que errou ao fazer duas paradas na corrida 3, onde terminou em décimo após largar em quarto.
Mas ninguém esperava o que estava por vir, com o mesmo carro que o consagrou campeão das américas ele deu um show na pista de La Sarthe, a sua estratégia era de largar com os pneus duros enquanto os seus rivais ao título, Tomoaki Yamanaka do Japão, Mikail Hizal da Alemanha e Cody Nikola Latkovski largaram com os Macios. O ritmo de Igor na pista era de outro mundo, os pneus duros deveriam perder três segundos por volta em comparação ao macio, mas ele estava virando volta rápida atrás de volta rápida, passando um por um seus adversários, inclusive recebendo uma ajuda do outro brasileiro, Adriano Carrazza ao efetuar uma estratégia de Slipstream na reta Hunaudières.
Carrazza e Igor logo após chegaram em Yamanaka, que como sempre jogou duro com os brasileiros, Fraga passou o japonês esboçando um “chega-pra-lá” nas curvas Porsche, nesse momento ele estava na terceira posição a três segundos do primeiro lugar. Antes do pit stop final era claro para todos que Igor era o piloto mais rápido, o Red Bull x2014 é um carro com uma downforce muito grande e ele se encaixou muito bem ao estilo da tocada do Igor, na última parte da corrida ele estava nos pneus macios enquanto Hizal e Latkovski estavam com os pneus duros, e foi só questão de tempo até acontecer as ultrapassagens que consagraram o brasileiro como campeão.