IFSul levou projetos dos estudantes a estande na Fenadoce

Estudantes e professores de cursos dos campi Pelotas e Visconde da Graça (CAVG) ficaram no estande da instituição apresentando seus projetos à comunidade.

Por Felipe Boettge e Jaime Lucas de Mattos

A Fenadoce ocorreu até o domingo, 4 de agosto – Foto: Jaime Lucas de Mattos / Em Pauta

Marcando presença na 30ª edição da Fenadoce, o IFSul usou o seu espaço dentro da feira para divulgar os cursos e projetos dos estudantes dos dois campi através de mostras interativas que buscaram levar um pouco do que é vivenciado dentro dos cursos técnicos e superiores até a comunidade.

Houve uma rotatividade de diferentes cursos, para apresentar um pouco do que os estudantes produzem nas aulas e nos projetos, abrindo espaço para a divulgação dos cursos do instituto. “A gente convida os alunos que gostariam de nos acompanhar nesses períodos de exposição, […] tentando estimular o público, fazendo com que a comunidade conheça o campus e os cursos que a gente tem”, disse a professora e coordenadora do curso de Viticultura e Enologia, Andréia Orsato.

Na última quarta-feira (31), foi a vez dos cursos de Eletrônica, do Campus Pelotas, e Viticultura e Enologia, do CAVG, levarem as experiências até a maior feira da região sul.

Estande do IFSul abriu espaço para estudantes de diferentes cursos – Foto: Jaime Lucas de Mattos / Em Pauta

Um dos projetos expostos, desenvolvido por dois estudantes do curso de Eletrônica, João Pedro da Silva Netto e Raphael Ferreira Regner, é um carrinho de entregas, projetado para ser usado internamente no campus, para tarefas como a movimentação de equipamentos e carregamento de peso. “A gente já trabalhou em setores de manutenção do IF, sabemos o quanto há de demanda em alguns momentos, então surgiu essa ideia de um carrinho autônomo para as entregas”, comentou João Pedro.

A ideia do projeto, segundo os estudantes, poderia ser expandida para outras funções, servindo para indústrias e depósitos. João Pedro disse, também, que o professor orientador “deu a ideia de fazer uma versão que ajude para a automação agrícola, servindo para a colheita e o plantio”, precisando apenas de algumas modificações para alcançar este objetivo.

Do outro lado do estande, o curso de Viticultura e Enologia levou à feira alguns exemplares de vinhos de colecionador do seu catálogo, que ainda possui vinagre, geleias, sucos e outros produtos além do próprio vinho. As alunas e os professores trouxeram uma experiência que buscava conquistar quem passava por ali pelo odor, com uma abordagem diferente. Para isso, foram levadas misturas que remetem a três tipos de aromas. O Chardonnay, que remete a frutas cítricas e florais – como o melão e o limão. O Cabernet Sauvignon, com aromas vegetais e de frutas escuras – como o mirtilo, a cereja e a pimenta. E, por último, o Tannat, que atinge aromas de frutas vermelhas maduras e especiarias – como o couro, o cravo, a canela e o tabaco.

Apesar da produção interna, o curso não vende nenhum dos seus vinhos ou derivados, que são resultados dos projetos e práticas dos alunos. “A gente não comercializa, é só pra questão didática, pra gente aprender como se faz o processo, pra degustar em aula…”, contou a estudante Luana Gonçalves durante nossa conversa.

O curso de Viticultura e Enologia, ainda, vem organizando uma enoteca no CAVG, que deverá ser aberta ao público ainda neste ano. “Estamos construindo a enoteca a partir de um material que recebemos de apreensões da Receita Federal, então temos temos uma variedade muito grande de vinhos, um acervo de alto valor agregado”, comentou a professora Andréia Orsato.

A ideia de usar o acervo de vinhos para abrir uma enoteca para a comunidade vai além da divulgação do curso, segundo a professora: “esse acervo é muito mais do que apenas vinho, tem toda uma história, uma tradição, a variedade das uvas”. Outro professor do curso, Lucas Del Magro, ainda complementou: “esses vinhos têm um valor histórico muito grande, então é uma forma de valorizar eles e os produtores”.

Para acompanhar as novidades dos dois cursos citados na matéria, acesse as páginas no Instagram de cada curso: Eletrônica e Viticultura e Enologia.