Hospital Universitário da FURG promove Jornada da Prematuridade

Evento tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para os cuidados com os prematuros e suas famílias

Por Brenda Pacheco / Em Pauta

Card de divulgação do evento (Foto por: Divulgação / HU-FURG EBSERH)

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza hoje (16) a Jornada da Prematuridade do HU-FURG EBSERH. O evento acontece no Auditório da Traumatologia do Hospital Universitário da FURG e deve reunir profissionais da saúde formados ou em formação e a comunidade rio-grandina para refletir sobre os impactos da prematuridade nos recém-nascidos e em suas famílias.

A Jornada da Prematuridade ocorre durante o Novembro Roxo, mês destinado à mobilização para a causa da prematuridade. O dia 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Prematuridade pelo seu significado especial para um dos criadores da Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém Nascidos (EFCNI) que, após a morte de seus filhos trigêmeos prematuros, tornou-se pai de uma filha nascida no dia 17 de novembro de 2008.

Novembro Roxo é o mês da prematuridade e destaca a prevenção dos partos prematuros e a importância dos cuidados com o recém-nascido. (Foto por: Fernanda Carvalho/TV O Farol do Sul)

Uma gestação completa é aquela que varia entre 37 e 42 semanas de duração. Por isso, um bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez. No Brasil, só em 2022, foram registrados mais de 292 mil nascimentos prematuros, de acordo com dados preliminares do Painel de Monitoramento de Nascidos Vivos do DataSUS.

A enfermeira e coordenadora da Jornada da Prematuridade, Michelle Chapacais, explica que a prematuridade faz parte da nossa realidade. De acordo com ela, cerca de 10% dos nascimentos são de crianças que têm menos de 37 semanas de gestação. “Falar sobre prematuridade é pensar no contexto mais amplo, além do nascimento antecipado. É pensar no momento da alta para casa, na chegada desse bebê na família, na possibilidade de necessitar de terapias complementares”, comenta.

Michelle Chapacais é enfermeira e coordenadora da Jornada da Prematuridade neste ano (Foto por: Fernanda Carvalho/TV O Farol do Sul)

Informar a comunidade é uma das alternativas para reverter o cenário atual e reduzir os índices de prematuros, e esse é um dos objetivos da Jornada da Prematuridade. Para Michelle, o evento é “uma oportunidade de reunirmos profissionais de várias áreas da saúde, acadêmicos de graduação e debatermos sobre questões que são relevantes e que fomentam discussões e ações significativas para promovermos o aprimoramento do nosso cuidado com esses bebês e suas famílias”, finaliza.

Confira a programação completa do evento:

9H30 – MESA REDONDA

Contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares

Com Michelle da Silveira Chapacais Szewczyk, Maria Emília Prata de Sene Oliveira, Camila Branco Diniz e Flávia Flores Carvalho de Lima

10H45 – MESA REDONDA

Medidas não-farmacológicas para o alívio da dor em neonatologia

Com Ana Paula Matta dos Santos Costa, Maria Emília Prata de Sene Oliveira, Rosana Gonçalves Cougo e Vanuza da Silva Barboza

14H – MESA REDONDA

Atuação da equipe multiprofissional na Unidade Neonatal

Com Michelle da Silveira Chapacais Szewczyk, Hélen Cristiane Mielke, Ana Cristina Cardoso Gomes, Adriana da Silva Velasco, Michele da Silva, Maryellen Nepomuceno Benites, Gládisson Garcia Aragão Souza, Gabriela de Araujo Spotorno e Grace Kelly Pestana dos Santos

15H30 – MESA REDONDA

Cuidados com a termorregulação em neonatologia