Homem com H: cinebiografia de Ney Matogrosso chega aos cinemas em 2025 

A obra promete narrar a trajetória de um dos maiores nomes da música popular brasileira

 

Jesuíta Barbosa como Ney Matogrosso para “Homem com H”. Fonte: Divulgação/Paris Filmes/Em Pauta

 

 

Martha Cristina Melo / Em Pauta

A vida e carreira de Ney Matogrosso, um dos nomes mais autênticos da indústria musical brasileira, estão prestes a ganhar as telas de cinema. Nesta segunda-feira (10), a Paris Filmes divulgou o trailer da mais nova cinebiografia do artista, prometendo mergulhar no universo do cantor e abordar sua trajetória e ousadia frente a contextos desafiadores. Protagonizada pelo ator Jesuíta Barbosa que dará vida ao artista nas telas, a obra foi roteirizada e dirigida por Esmir Filho, além de supervisionada diretamente por Ney Matogrosso que, aos seus 83 anos, colaborou com o desenvolvimento do projeto.

“Homem com H”, título escolhido para o longa, promete narrar diferentes fases da vida do artista, desde sua infância até seu auge enquanto ícone da música popular brasileira. O trailer revela que a obra acompanha a trajetória de Ney Matogrosso, um jovem que enfrenta as opressões relacionadas à sua personalidade e, ao longo de sua vida, desafia preconceitos, tornando-se uma das maiores personalidades de sua geração. É possível afirmar, também, que o filme trará detalhes sobre a relação conflitante do artista com seu pai, Antônio Matogrosso, além da sua emblemática participação no grupo Secos e Molhados durante a ditadura militar.

Fotografia real e cena do trailer de “Homem com H”. Reprodução: @azulserra via Instagram/Em Pauta. 

 

O diretor do longa, Esmir Filho, compartilhou seus sentimentos sobre a jornada de criação do filme. Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, ele ressaltou a importância de capturar a essência de um artista que sempre se destacou por sua liberdade e autenticidade. “Ney Matogrosso é um artista que ousou enfrentar todas as figuras de autoridade para poder ser quem ele é. Então pensei que, bem, estou fazendo um filme sobre liberdade. É um recorte emocional. Todas as cenas têm a ver com isso”, disse o diretor.

Jesuíta Barbosa, por sua vez, afirmou ter uma conexão de longa data com o artista. “Eu, criança, pensando em Ney, via alguém que quebra qualquer possibilidade de julgamento. Você pode falar da sexualidade, da música, mas vai além disso. Você pensa nele e ele já atravessou você. É preciso parar e refletir para entender. Não é óbvio. Você fica nu junto com ele para conseguir saber do que se trata”, afirmou o ator.

Ney Matogrosso e Jesuíta Barbosa. Reprodução: @esmirfilho via Instagram/Em Pauta.

Conhecido por suas performances vibrantes, Ney Matogrosso é, acima de tudo, uma figura emblemática na cena cultural do país. Com voz inconfundível e visuais arrojados, o artista conquistou o público durante décadas de carreira, desafiando limites e superando preconceitos. Atravessando gerações, o cantor foi, e continua sendo, um dos maiores intérpretes brasileiros.

 

Confira o trailer de “Homem com H”:

Link para o trailer

http://utu.be/Zg-Cmj5wXnw?si=GErHiOYa31a4taSS

Comentários

comments

Você pode gostar...