Gaúchos e mineiros travam semifinais da Copa do Brasil
Por: Rafael Mirapalheta
Clássico regional poderá decidir a competição nos dias 23 e 30 de novembro
Na noite da última quarta-feira (19), a rodada de quartas de finais da Copa do Brasil reservou muita emoção para os torcedores. Santos, Atlético/MG, Corinthians e Grêmio traziam a vantagem do jogo de ida sobre Internacional, Juventude, Cruzeiro e Palmeiras, respectivamente. E em apenas dois casos isso acabou determinando a classificação.
A melhora significativa do Inter no Campeonato Brasileiro, que deixou a zona de rebaixamento após vitória sobre o Flamengo no último final de semana, se refletiu na confiança da equipe para encarar os santistas. Celso Roth conseguiu organizar sua equipe e propor o jogo desde o início, amassando o adversário e tirando sua vantagem logo no primeiro tempo com Aylon. Para sacramentar a boa atuação e a classificação, Eduardo Sasha marcou no final do jogo e garantiu a reversão do confronto.
O adversário do Colorado na próxima fase será o Atlético/MG, que deixou para trás o Juventude. Não antes de muita emoção e dificuldade. Os gaúchos da Serra abriram o placar logo no primeiro minuto com Hugo de cabeça, igualando em 1 a 1 o confronto. Após isso, o duelo se tornou imprevisível e muito aberto, com as duas equipes chegando muito próximo do gol. Mas com a manutenção da igualdade o confronto foi decidido apenas nas penalidades, momento em que a qualidade do goleiro atleticano Victor se sobressaiu, com o arqueiro defendendo duas penalidades e colocando o time mineiro na semifinal.
O outro time além do Santos que não foi feliz em segurar a vantagem obtida na partida de ida foi o Corinthians. Após vencer o Cruzeiro por 2 a 1 em São Paulo, bastava o empate para o Timão avançar a mais uma semifinal de sua história. E os comandados de Oswaldo de Oliveira até conseguiram o feito por alguns minutos, após Rodriguinho igualar o placar aberto por Ábila no primeiro tempo. No entanto, os paulistas sucumbiram diante da Raposa no segundo tempo e sofreram outros três gols. Nem o desconto final de Rildo adiantou para fazer o Corinthians avançar no lugar do Cruzeiro, que segue vivo na luta para conquistar seu quinto título da Copa do Brasil.
Embora o torneio seja nacional, é com caráter regional que a competição se desdenha em sua reta final. Isso porque outro gaúcho, o Grêmio, tratou de buscar o placar que precisava diante do Palmeiras no Allianz Parque para seguir vivo na disputa do título. O Verdão até começou melhor, abriu o placar e deu sinais de que conseguiria reverter o confronto. Porém, com expulsão de Allione no segundo tempo, o time de Cuca não conseguiu superar a pressão gaúcha e o bom ingresso de Éverton, que anotou o gol da classificação gremista.
Internacional contra Atlético/MG e Cruzeiro contra Grêmio são as semifinais da Copa do Brasil, que não possuía tal fase sem equipes paulistas ou cariocas desde 1991. Com isso também se forma a possibilidade de um clássico regional nas finais que serão disputadas nos dias 23 e 30 de novembro. Caso as equipes do mesmo estado avancem, pode haver um inédito Gre-Nal ou a reedição do clássico mineiro, que decidiu a competição há dois anos atrás com triunfo do Atlético. A única certeza, no entanto, é que emoção não irá faltar nas duas próximas de Copa do Brasil para os amantes do futebol.