Fashion Day: O novo marco da moda pelotense
A primeira edição do desfile exclusivo das marcas do Shopping Pelotas iniciou uma nova era no cenário fashion da cidade
Por Maria Clara Morais Sousa e Sarah Oliveira / Em Pauta
No último dia 12, quarta-feira, o Shopping Pelotas se encheu de glamour ao receber o desfile das coleções Outono/Inverno de suas lojas. O evento chamado de ‘Fashion Day’ teve duas partes e contou com marcas como Melissa, YouCom, Club Morena Rosa, Riachuelo, Absolutta Store, Chilli Beans, Lupo, Arezzo e muito mais. Segundo o produtor do desfile, André Guerra, “o Fashion Day abre uma porta imensa para um evento de moda no Rio Grande do Sul”. Já a dona da loja franqueada Melissa, Isadora Klee, queria trazer informação de moda para suas clientes (as apelidadas “melisseiras”) e reunir as apaixonadas em sua loja para falar de moda – e é claro – de Melissa.
Muito mais que roupas
O desfile marcou também o início de um mais ciclo na moda pelotense, sendo o mais novo membro do calendário fashion da região, em especial para as marcas do shopping que agora terão o próprio evento para divulgação de suas coleções. André nos contou que a ideia é “(…) o shopping, com isso, apresenta as coleções, as últimas tendências, que o público pode encontrar em qualquer parte do mundo, encontra aqui. E com isso a gente agrega valor, agrega esse momento especial, onde todos podem, juntos, conhecer as últimas tendências.”
Além das roupas, sapatos e acessórios receberem muitos elogios do público, os próprios modelos do evento expressaram a sua satisfação de pertencer a um marco tão importante para a indústria local – que nas palavras da modelo Larissa Moura, “(…) foi tudo espetacular, do backstage até a passarela.”
Para a modelo Kathleen Prestes, ter a experiência de um desfile ser feito “no shopping, ser com o público pelotense, com o público do comércio, foi uma experiência bem diferente e diversificada e eu gostei muito.” Júlia Corvello, que também cruzou a passarela do Fashion Day, ficou muito feliz que a produção foi muito prestigiada pela cidade e espera que o evento aconteça mais vezes, pois “(…) esperava que [o desfile] fosse ser exatamente como foi, que viesse bastante gente, que fosse muito legal.”.
Em contrapartida, o modelo Anderson Luiz dos Santos também nos conta que, inicialmente, o evento seria dividido em dois dias, porém decidiram fazê-lo em apenas uma noite. “A gente tava esperando um desfile, mais calmo. Mas a proposta foi diferente, a gente conseguiu entregar em menos tempo, né? Que seriam dois dias de evento, a gente acabou reduzindo. A gente conseguiu entregar com essa qualidade, [mas] eu adorei. Gostei do resultado, muito maravilhoso.”, diz Santos.
O público, formado por convidados das lojas e pessoas presentes no shopping, também deu o seu parecer sobre o evento. “Achei muito bonito. Com as peças bem individuais, únicas. Achei bem organizado também. Gostei muito das luzes, dos efeitos junto com as roupas e com os produtos, assim.”, comentou Isabela Dias Damé, convidada da marca Absoluta.
Representatividade importa!
Kathleen Prestes também comentou de como esse evento se diferencia dos outros. “A experiência foi muito boa porque geralmente nós temos desfiles aqui em Pelotas, geralmente na rua, em espaços abertos.”. A modelo também diz que fica feliz em representar o público negro, “a nossa presença aqui faz toda a diferença.”. Anderson Luiz dos Santos comenta que atualmente vê mais modelos negros do que quando começou: “(…) quando eu comecei não tinha isso, era somente eu. E hoje eu já vejo que tem mais, está vindo e está vindo com muita força.”
Já Julia Corvello diz que, “por mais que seja classificada como plus size, meu tamanho 44/46 de forma alguma eu sinto que eu represento meninas gordas maiores”. A modelo era a única gorda do desfile e ainda não desfilou para todas as marcas. Mesmo assim todos concordam que o resultado foi satisfatório e saíram do backstage com um enorme sorriso. Larissa Moura diz que “(…) estava esperando muito público, muitos flashs, muito glamour e rolou tudo isso. Foi maravilhoso.”
O que achamos do desfile?
A primeira loja a mostrar suas roupas foi a Pompéia, uma das lojas de departamento mais populares do Rio Grande do Sul. As roupas trouxeram muitos tons terrosos com peças elegantes e bolsas pequenas e compactas. Podemos ver que o outono traz o marrom e o verde militar de volta e a tendência de pequenas bolsas está bombando.
Mas não ficamos apenas nesses tons, o desfile de Melissa trouxe muita cor (principalmente o rosa) com peças divertidas e destacáveis. Conversando com a dona da loja, descobrimos que as roupas foram fruto de uma parceria com um brechó e closet compartilhado, trazendo ainda mais significado para o desfile e a sustentabilidade que a marca defende.
Não haviam apenas roupas para adultos, crianças também brilharam na passarela! O desfile da Bibi trouxe tênis como colares, mas deixou a desejar um pouco nas cores, ao escolher apenas peças brancas para tentar enfatizar apenas os seus calçados e acessórios, porém, para o público infantil, tal escolha não se destacou muito.
A Ótica Chilli Beans também trouxe armações grandes e geométricas com correntes e um estilo indie rock nas modelos. Os livros em parceria com a Livraria Vanguarda caíram como uma luva para tornar tudo uma experiência.
Scala, marca de lingerie, trouxe muita sensualidade e um arranjo de flores lindo para o palco. A estampa florida que veio no começo e o tom de verde especial fez a marca se destacar e levar um toque especial para a passarela. Feminismo foi um tema tocado pela loja Morena Rosa, que iniciou com falas sobre liberdade, confiança e amor próprio, além de livros que remetem ao tema. Contudo, as peças da sua coleção em si não tinham nada de especial, mas o conceito era muito bom.
Não apenas roupas tiveram destaque, a Livraria Vanguarda também entrou na passarela com seus funcionários, os livros favoritos deles, uma placa e prêmio de Livraria Destaque Anual em 2023 pela Publish News. Apesar de ser levemente aleatório e ter cortado um pouco o clima geral, os livros estavam bem encaixados na mensagem que o desfile da livraria propôs: ser um meio de divulgação e incentivo à leitura. Como a dona da livraria, Elizabete Lovatel, falou: “Acho que a moda inspira a literatura e a literatura inspira a moda, né?”.
Riachuelo foi a última marca a desfilar e trouxe nada mais do que roupas e peças modernas com transparência e muito preto, ou seja, tendências que já estão nas araras das lojas há um bom tempo e que não irão se despedir tão cedo.
Caso tenha curiosidade, é possível ver o desfile do Fashion Day Shopping Pelotas pelo Youtube, clicando aqui.