Estudantes de jornalismo desenvolvem projeto para assessoria de mulheres autônomas de pelotas

Por Assessoria Autonomia 053

Grupo para assessoria de mulheres autonômas. Imagem: Autonomia 053

Criado por seis mulheres, estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto Autonomia 053 tem como objetivo promover mulheres autônomas da região pelotense. Tendo em vista o atual cenário, que busca dar visibilidade ao gênero feminino, a empresa de caráter experimental, fez deste, o seu principal foco. Utilizando de ferramentas de uma assessoria de imprensa para destacar as assessoradas, sendo elas dos ramos de arte, moda e culinária.

Com seus produtos culinários Rosângela Gonçalves, empreendedora na ‘Empresa Rosângela Bolos e Salgados’, faz parte do projeto, obtendo por meio da assessoria, um espaço fundamental para sua autonomia, e demonstrando com isso, a relevância do trabalho manual de comidas caseiras realizados por mulheres que carregam, como ela, um histórico familiar do seu serviço.

Edilaine é também uma participante do projeto atuando dentro da sua área, como autônoma. Após completar sua graduação em artes visuais, exerce a sua profissão através de artesanatos, de sua própria marca ‘Feito à Mão’. Neste caso a Autonomia 053 teve um forte papel de valorizar os produtos e os empenhos de autônomas artesãs, que causam com suas atitudes, uma reflexão sobre consumo consciente, e é exatamente isso que a terceira assessorada desta ação realiza. Mailyne formada em vestuário e graduanda em artes visuais na UFPel, criou sua marca de moda sustentável, ‘May Costumiza’. O meio de trabalho é a customização, que também é conhecida como upcycling. Upcycling nada mais é do que trazer um novo conceito e propósito para peças que estariam em desuso ou que estariam sendo considerados ao descarte. Seu objetivo é dar uma nova vida à peça, transformá-la em uma obra, dando continuidade ao ciclo de vida do produto.

Todas estas mulheres encontraram sua maneira de empreender dentro de suas respectivas áreas, ainda com marcas pequenas e atuando de maneira local, ganharam através do projeto, espaço para investirem em comunicação, firmando sua identidade frente ao ambiente digital e ao comercial.

Deste modo, as estudantes utilizaram de seu aprendizado na disciplina de Assessoria de Imprensa para impulsionar a visibilidade e reconhecimento das trabalhadoras, incentivando o trabalho independente e promovendo a autonomia das mulheres de Pelotas.