Divisão de Acesso entra na fase decisiva

Torcida do Bagé ainda acredita na volta ao Gauchão. Imagem: Luís Artur Janes Silva

Neste final de semana de Páscoa, o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso entrou na sua fase decisiva. Oito equipes vão disputar de forma direta as duas vagas no Gauchão da Divisão Especial de 2020. Estes dois premiados substituirão Veranópolis e Avenida, que foram rebaixados na divisão principal do futebol de nosso estado neste ano de 2019. Antes de apresentarmos os detalhes da rodada inicial das quartas de final da Divisão de Acesso, mostraremos um resumo dos principais momentos da fase inicial deste campeonato.

OS MELHORES TIMES DA COMPETIÇÃO – PARTE 1 (SÃO PAULO, GUARANI, BAGÉ E LAJEADENSE)

No bloco dos quatro melhores do Grupo A da fase inicial da Divisão de Acesso, percebemos a presença de dois clubes tradicionais do futebol gaúcho e mais duas equipes que entraram desacreditadas, mas cresceram durante o torneio, conquistando suas vagas com mérito.

O São Paulo de Rio Grande, treinado pelo folclórico Badico, vinha do traumático rebaixamento sofrido em 2018. Com elenco modesto, o Caturrita foi o campeão do seu grupo, mostrando a que veio desde o início do campeonato, quando emendou seis jogos sem derrotas. A perda da invencibilidade ocorreu apenas na 7ª rodada, inaugurando um momento de irregularidade, que acabou justamente na reta final da primeira fase. Tanto assim, que nos últimos três jogos, o São Paulo venceu duas e empatou uma.

O Caturrita teve dez artilheiros, destacando-se Maike, Irapuan e Maurício, que anotaram dois gols cada. Assim, o grande trunfo do São Paulo para avançar no campeonato serão as partidas que o time disputar no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Nos seus domínios, os riograndinos venceram seis dos sete jogos que disputaram, conquistando 19 pontos quando receberam os adversários.

Na mesma toada do São Paulo, o Guarani de Venâncio Aires surpreendeu a quase todos que acompanham o futebol gaúcho. Ameaçado de rebaixamento a Terceirona no ano passado, tudo fazia crer que, em 2019, a tragédia seria inevitável. Mas a juventude do elenco, que poderia ser o ponto fraco da equipe, foi contrabalançada pela experiência no comando técnico. Leocir Dall’astra chegou e fez o grupo de jogadores suportar os momentos de irregularidade. Jogando um futebol eficiente, o time da Capital do Chimarrão alternou em alguns momentos da competição, mas conseguiu classificar-se às quartas de final num grupo bastante equilibrado. Yuri, que anotou seis gols, Negueba e Juninho (três tentos cada), foram os destaques da equipe rubro-negra.

Outro classificado do Grupo A da Divisão de Acesso foi o tradicional Bagé. O jalde-negro da Rainha da Fronteira testou o coração dos seus torcedores, alternando atuações pífias e resultados positivos em série. Assim, perdeu três jogos nas quatro primeiras rodadas, assustando sua fanática torcida. Mas com a chegada do técnico Márcio Nunes, o time emendou uma série de cinco jogos sem perder, conquistando quatro vitórias consecutivas. Depois do início promissor de Nunes, a equipe foi relativamente inconstante, mas conquistou sua vaga. Capitaneado pelos artilheiros Maicon Santana e Cris Magno (ambos com cinco gols) e com a regularidade de Welder, o Abelhão espera voltar à Divisão Especial do Gauchão, que não conta com a presença do jalde-negro, desde o distante ano de 1994.

O último classificado do Grupo A foi o Lajeadense, que entrou no campeonato sob o signo da desconfiança, mas surpreendeu e avançou às quartas de final, assim como aconteceu em 2017, quando desclassificou o Pelotas, e no ano passado, quando perdeu a vaga nas semifinais para o Ypiranga. O time de Lajeado, assim como o São Paulo, arrancou muito bem na Divisão de Acesso, conquistando três vitórias e três empates nos seis primeiros jogos. Após este ótimo início, o Lajeadense amargou cinco partidas sem vitórias, obtendo quatro empates nesta série. Azarão nas quartas de final, o Lajeadense depende de seu artilheiro máximo, Ariel, que fez quatro gols. Mas também precisa melhorar o seu desempenho em casa. Na cidade de Lajeado, a equipe alviazul venceu apenas uma partida em sete que disputou, fazendo oito pontos nos seus domínios, contra doze fora de casa. Comissão técnica, jogadores e torcedores sabem que, se não mudarem está estatística, a vaga nas semifinais será praticamente impossível de ser conquistada.

 

OS MELHORES TIMES DA COMPETIÇÃO – PARTE 2 (ESPORTIVO, GLÓRIA, IGREJINHA E YPIRANGA)

O Grupo B, segundo os especialistas na Divisão de Acesso, seria superior em termos de qualidade ao Grupo A. Em campo, duas equipes sobraram no Grupo B e se credenciaram como as principais favoritas às vagas na Divisão Especial de 2020. A primeira destas equipes, o Esportivo de Bento Gonçalves, carrega o rótulo de melhor time do campeonato. Comandado por Carlos Moraes, o time da Serra engrenou a partir da 4ª rodada, quando venceu quatro partidas consecutivas e emendou sete jogos sem perder. Com a gordura acumulada neste momento da competição, o Esportivo suportou a queda de rendimento nas rodadas finais da primeira fase, após empatar três jogos nos últimos quatro que disputou. Com boa campanha em casa e sem comprometer como visitante, o time de Bento Gonçalves conta com os experientes Zulu (6 gols) e Athos (3 gols) para confirmar o seu pretenso favoritismo e voltar ao Gauchão, em 2020.

O Glória também se destacou no Grupo B, embora tenha sofrido um pouco mais, se comparado ao Esportivo. Invicto nas quatro primeiras partidas que disputou e dono de três vitórias consecutivas entre a sétima e nona rodada da fase inicial, o Glória trocou de treinador, com a saída de Júlio César Nunes e a chegada de Jair Galvão. Mas o momento ruim do time de Vacaria ocorreu na reta final da fase, quando o Glória venceu apenas uma partida nos últimos cinco jogos dos quais participou. Para piorar, não venceram mais a partir da 12ª rodada. Ou seja, a briga do time de Vacaria será no sentido de voltar aos seus melhores dias no Acesso e, para isso, conta com Érick, autor de cinco gols e Pablo, dono de outros três tentos.

O Igrejinha foi a grande surpresa entre os classificados às quartas de final da Divisão de Acesso. Em 2018, fez apenas sete pontos e acabou no penúltimo lugar do seu grupo e só não foi rebaixado porque o Brasil de Farroupilha conseguiu ser pior, fazendo quatro pontos. Mas, em 2019, o Igrejinha deu a volta por cima, mesmo alternando bons e maus momentos. Por exemplo, entre a quinta e a 12ª rodada, a equipe venceu apenas uma partida, mas as duas vitórias conquistadas nos jogos finais da fase, combinadas com dois triunfos consecutivos, obtidos na parte inicial da competição, levaram o time à histórica classificação. Na fase decisiva do campeonato, o Igrejinha terá dois trunfos. Um deles é o fato do time se manter invicto como mandante, com três vitórias e quatro empates. Além disso, a equipe conta com seu artilheiro, Alex, que anotou quatro gols.

Já o Ypiranga quase entrou para o rol das grandes decepções da Divisão de Acesso. O time de Erechim, que também disputa a Série C do Nacional, iniciou sob o comando de Círio Quadros, que não aguentou as atuações irregulares do time e deu lugar para Fabiano Daitx, que comandava o Avenida, desde 2016. Nos primeiros seis jogos venceu apenas uma vez, mas a partir da sétima rodada, o time engrenou, embora não tenha emocionado em nenhuma parte do campeonato. Apesar disso, perdeu uma vez nas últimas oito partidas disputadas. Contando com o artilheiro máximo do campeonato, Jackson, autor de 10 gols, o Ypiranga terminou invicto no seu estádio (Colosso da Lagoa) na primeira fase do torneio, mas teme pelo seu futuro no Acesso, pois o início da fase decisiva desta competição, coincidirá com a rodada inaugural da Série C do Brasileirão. Este temor se justifica pelo fato de que no ano passado, o time não soube conciliar as duas disputas e acabou eliminado pelo Aimoré, nas semifinais da Divisão intermediária do Estadual.

 

TENTARÃO VAGA NO GAUCHÃO DE 2021 (INTER-SM, SÃO GABRIEL, CRUZEIRO, PASSO FUNDO, TUPI E UNIÃO FREDERIQUENSE)

Nesta lista, temos os clubes que não conseguiram passar à etapa decisiva da Divisão de Acesso, mas pelo menos, evitaram o rebaixamento. Ou seja, vão tentar participar da Divisão Especial de 2021.

INTER DE SANTA MARIA – Semifinalista da Divisão de Acesso no ano de 2018, a equipe da região central do estado fracassou em 2019. Vencendo uma vez nas sete primeiras partidas e chegando a perder quatro jogos consecutivos nesta parte do campeonato, o Colorado de Santa Maria flertou com o rebaixamento e o quinto lugar que conquistou no seu grupo ao término da fase inicial do campeonato foi ilusório. Símbolo da decepção do time foi a atuação do ídolo Chiquinho, que fez apenas um gol.

SÃO GABRIEL – Outra equipe que nunca empolgou o seu torcedor. Uma vitória nos sete primeiros jogos e campanha irregular durante toda a competição, tornaram o São Gabriel um coadjuvante no certame. Apenas cinco jogadores marcaram gols e Leandro foi o artilheiro do time, anotando cinco tentos

CRUZEIRO – Rebaixado na Divisão Especial de 2018, o time da região metropolitana não mostrou forças para voltar ao patamar perdido. Duas vitórias nos oito primeiros jogos comprometeram a campanha da tradicional agremiação. Perdeu a vaga nas quartas de final nos últimos quatro jogos, quando perdeu três vezes. Hudson marcou quatro gols e tentou salvar a equipe treinada por Claiton, ex-jogador do Inter. A única coisa boa para o Cruzeiro neste campeonato foi o fato de que conseguiu inaugurar o seu estádio, localizado na cidade de Cachoeirinha.

PASSO FUNDO – Único time que venceu as duas primeiras partidas do campeonato, o Passo Fundo sonhou com a vaga, mas derrapou numa série de quatro derrotas consecutivas e nas exíguas duas vitórias conquistadas nos últimos nove jogos. Mesmo contando com o técnico Toninho Freitas, que dirigiu o Farroupilha na subida de Divisão no ano de 2018, e com o experiente Paulo Porto, ainda assim, o Passo Fundo bateu na trave e não passou da fase inicial do campeonato.

TUPI – Em 2018, classificou-se às quartas de final do Acesso, mas neste ano voltou à normalidade. Mesmo contando com o segundo maior marcador da fase inicial do certame, Renato, que anotou nove gols, ainda assim, o Tupi sucumbiu diante de duas séries de três derrotas consecutivas, uma delas nos últimos jogos da primeira fase.

UNIÃO FREDERIQUENSE – Namorou com o rebaixamento durante toda a primeira fase do campeonato. Perdeu os quatro primeiros jogos que disputou, ainda teve outra série de três derrotas consecutivas e mais dois empates na antepenúltima e na penúltima rodada. Assim, a permanência no Acesso foi garantida na rodada derradeira da fase, quando o União, que começou sob o comando de Rodrigo Bandeira e terminou com Daniel da Costa Franco, venceu o São Borja, no confronto direto, na casa do adversário, que precisava apenas do empate para fugir do rebaixamento. Aliás, o União venceu os dois enfrentamentos contra o São Borja, fator determinante na sua fuga da queda de divisão.

 

DESPEDIDAS DA DIVISÃO DE ACESSO (SÃO BORJA E FARROUPILHA)

Os dois times que haviam garantido vaga no Acesso após a Terceirona do ano passado, voltarão a participar da divisão mais baixa do futebol gaúcho no ano de 2020.

SÃO BORJA – Mesmo contando com o trabalho de dois treinadores experientes (Bagé e Géverton Duarte), o time da Terra dos Presidentes foi rebaixado. Empates nos quatro primeiros jogos e jejum de vitórias nas sete primeiras rodadas comprometeram a campanha do São Borja. Mesmo com um breve recuperação, nas últimas cinco partidas, a equipe venceu apenas uma vez. Na última rodada, contra o União, adversário direto na briga contra o rebaixamento, o São Borja decidia a permanência em casa. Além disso, jogava pelo empate, mas mesmo com todas estas vantagens, o time perdeu e viu consumar-se a tragédia de cair de divisão. Decepcionante!

FARROUPILHA – Outra vítima da fase ruim do futebol pelotense neste início de temporada em 2019. O Farroupilha esqueceu da cartilha adotada em 2018 e começou sua preparação tarde demais, passando pela humilhação de ter que pedir o adiamento de sua estreia na competição. Comandado pelo preparador físico Zeca Ferreira e com pouca qualidade técnica no grupo de jogadores, o Farroupilha venceu uma partida no campeonato, após 10 jogos de jejum. Nesta fase, chegou a perder cinco partidas consecutivas. Depois de ser definitivamente rebaixado, quando perdeu para o Inter de Santa Maria (0x1), no jogo que durou dois dias, o Farrapo emendou três derrotas nos últimos compromissos na competição. Campanha fraca, que faz o torcedor temer pelo futuro do clube.

Apenas Daniel Quevedo, que reencontrou o caminho das redes, marcando quatro gols e Fernando, que anotou outras duas vezes, destacaram-se no time. O restante do grupo alternou poucas atuações aceitáveis com outras insuficientes.

 

QUARTAS DE FINAL – RODADA DE IDA

Nos dois confrontos realizados no sábado de Aleluia (20), observamos a igualdade entre os contendores. Em Igrejinha, o time da casa empatou sem gols com o Guarani de Venâncio Aires, que decidirá a vaga às semifinais, no seu estádio. Enquanto isso, o Ypiranga terá que fazer milagre contra o São Paulo, pois no primeiro encontro entre as equipes, o resultado final foi o empate (1×1). No jogo realizado na cidade de  Erechim, o Caturrita saiu na frente, através de Paulo Henrique, mas o Ypiranga buscou a igualdade. Na próxima quarta (24), as duas equipes se reencontram em Rio Grande, em jogo marcado para 20h30.

No domingo de Páscoa (21), o Bagé não conseguiu superar o Glória, mesmo saindo na frente com um gol anotado por Welder. O time de Vacaria buscou o empate (1×1) e decide o seu futuro em casa. Já o Esportivo foi o visitante indesejado da rodada e venceu o Lajeadense, no estádio do adversário (1×2). Agora, a equipe da Serra vai com enorme vantagem para o jogo da volta, que será disputado em Bento Gonçalves.

Comentários

comments

Você pode gostar...