Conheça os pré-candidatos à prefeitura de Pelotas
Partidos, federações e coligações com candidatos definidos já realizaram suas convenções partidárias e terão de inscrever as chapas até o dia 15 de agosto na Justiça Eleitoral.
Por Arthur Schwab Veiras
Na última segunda-feira (5), encerrou-se o prazo para que os partidos realizassem suas convenções de anúncio de seus pré-candidatos. Agora, todas as candidaturas precisam ser inscritas na Justiça Eleitoral para que, a partir do dia 16, sejam considerados candidatos para seus respectivos cargos. Os nomes apresentados já haviam sido anunciados pelos partidos e já eram conhecidos pela população. Em Pelotas, cinco nomes foram anunciados:
Fernando Estima (PSDB)
Fernando Estima é empresário, foi fundador da Ótica Estima em Pelotas e atuou como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo durante os mandatos de Eduardo Leite e Paula Mascarenhas na prefeitura da cidade. Recentemente, trabalhou como diretor superintendente do Porto do Rio Grande e saiu do cargo em maio de 2024, surgindo, então, como o mais provável candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após a desistência de Daniel Trzeziack da nomeação. Foi anunciado como pré-candidato na convenção da federação PSDB/Cidadania, realizada no dia 20 de julho, e terá como vice na chapa a ex-diretora-presidente do SANEP, Michele Alsina, do União Brasil.
Fernando Marroni (PT)
Fernando Marroni foi Engenheiro Eletricista e Servidor Público, presidindo a Associação dos Funcionários da Universidade Federal de Pelotas (ASUFPel) entre 1987 e 1991. Serviu como Prefeito de Pelotas, Deputado Federal e Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, atuando a vida toda no Partido dos Trabalhadores (PT). Será a sexta vez que Marroni concorrerá ao Paço Municipal, tendo como vice a professora Daniela Brizolara, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Irajá Rodrigues (MDB)
Ex-prefeito, Irajá Rodrigues volta a concorrer ao cargo 32 anos depois de sua última candidatura. Antes de ser prefeito de Pelotas duas vezes, foi vereador da cidade de Marau. Filiado ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde 1966, também já teve a oportunidade de ser Deputado Federal do Rio Grande do Sul. O partido optou por uma chapa pura e terá como vice o funcionário público Danilo Rodrigues, que é sobrinho-neto de Irajá.
Marciano Perondi (PL)
Pré-candidato pelo Partido Liberal (PL), Marciano Perondi é advogado e fundador do Colégio Praça XV. Na convenção realizada pelo PL no dia 3 de agosto, Marciano foi confirmado como o nome escolhido do partido para o pleito. A tendência é que Marciano tenha Adriane Rodrigues (PL) como sua companheira de chapa, que também tinha sido anunciada como pré-candidata do partido ao Paço Municipal.
Reginaldo Bacci (PDT)
Advogado e empreendedor, Reginaldo Bacci foi escolhido como o pré-candidato à prefeitura pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido em que é presidente municipal. O advogado é dono do Grêmio Esportivo Brazilândia, time de futebol do Distrito Federal. Bacci já foi candidato a vice-prefeito de Pelotas em 2012 e terá como vice em sua chapa a professora Graziela Ramalho, também do PDT.
Nomes que desistiram
Dentre outros nomes haviam sido especulados e apresentados como pré-candidatos, porém não foram oficializados, estão Tony Sechi, do PSB, e Fetter Júnior, do Progressistas, que dispuseram seus nomes para a corrida eleitoral, porém ambos os partidos optaram por fazer parte da coligação POR TODA PELOTAS, liderada pelo candidato Fernando Estima.
Eleição 2024
Todas as datas relacionadas ao pleito municipal podem ser conferidas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Contendo mais de 200 mil eleitores, Pelotas terá os dois candidatos mais votados competindo em um segundo turno caso nenhum dos nomes alcance os 50% + 1 necessários para a vitória. O segundo turno, caso ocorra, está marcado para o dia 27 de outubro.