Começa o cadastramento de bebês para vacinação contra a Covid-19

O cadastramento é feito através de um link disponibilizado pela Secretaria da Saúde 

Por Vitor Porto

A Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS) anunciou nesta terça-feira (22), o começo do cadastramento de bebês para a aplicação da vacina contra a Covid-19. A faixa etária é de 6 meses até 3 anos incompletos, neste primeiro momento devido ao pouco número de doses disponíveis, a prioridade são os bebês que apresentem algum tipo de comorbidade.

O cadastramento deve ser feito através do link disponibilizado pela SMS. Basta preencher o formulário, são exigidos dados da criança e de seu responsável, como CPF, número do Cartão SUS, nome e idade.

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, após o cadastramento, serão formados grupos de crianças a serem chamadas para receberem as doses da vacina. A Vigilância Epidemiológica irá entrar em contato com os responsáveis da criança para agendar o dia e horário. A vacinação será feita exclusivamente no Posto IV, na Major Carlos Pinto.

Segundo a secretária da saúde, Zelionara Branco, a decisão pelo cadastramento tem como objetivo otimizar a vacinação. Segundo a Zelionara, cada frasco contém 6 doses da vacina e, após aberto, possui validade de apenas 8 horas, o agendamento planeja evitar o desperdício de doses.

Além disso, a secretária ressaltou que o horário marcado facilita a vacinação, já que os bebês não terão que esperar em filas. “É muito mais difícil ficar em uma fila com bebê de colo”, afirma Zelionara.

Caroline, mãe de um menino de 2 anos, já fez o cadastramento. “É muito importante, se a gente vacina eles com as outras vacinas, por que não a da Covid? Meu mais velho já tomou as duas doses, chegou a vez do menor.” 

Confira abaixo o comunicado da Vigilância Epidemiológica:

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que o município do Rio Grande recebeu um quantitativo reduzido de vacina Pfizer Baby para aplicação nas crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias. Dessa forma, a vacina ficará disponível apenas no Posto IV (Canalete).

Ressaltamos que, nesse primeiro momento, a vacina estará disponível, prioritariamente, para crianças com comorbidades.

Para isso, solicitamos que os responsáveis preencham o link disponível no site da Prefeitura de Rio Grande ou façam contato com seu Posto de Saúde mais próximo. A Vigilância Epidemiológica fará contato telefônico com os responsáveis e agendará o dia em que deverão comparecer para receber a vacinação. 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...