Cinco coisas que aprendemos com Jout Jout (e porque você precisa conhecê-la)

Com seu jeitinho de melhor amiga, a vlogger carioca conquistou o país. Abordando desde tabus até assuntos do dia a dia, o “JoutJout Prazer” já alcançou quase 30 milhões de views no Youtube.

por Fernanda Flores

O início foi despretensioso e por acaso: Júlia Tolezano, 24, jornalista por formação, era muito tímida e insegura com tudo que escrevia. Por insistência do namorado Caio – que também participa dos vídeos, mas misteriosamente nunca aparece – Júlia resolveu colocar a cara a tapa e expor suas opiniões para o mundo.

Júlia já falou sobre o copinho menstrual e inspirou nosso texto sobre o assunto aqui no Em Pauta. Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

O JoutJout Prazer completou 1 ano no dia 12 de maio, data do primeiro vídeo do canal – no qual Júlia tenta conversar com a câmera no ápice de seu desconforto. Até hoje, a youtuber conta com um acervo de mais de cem vídeos, todos cheios até o topo de opiniões e dicas para a vida. Os assuntos são variados: verdades sobre as mulheres, como cozinhar intuitivamente, masturbação feminina e como fazer música – tudo sempre com muito bom humor.

Em entrevista ao G1, Jout se mostra ciente de seu papel de conselheira para todas as horas: “Eu sou tipo um amigo no bar conversando”. Essa confiança vem do jeito com que Júlia se impõe no meio: os vídeos são simples, gravados na casa dela, em Niterói; os assuntos são populares, abordados também por outros vloggers; a diferença está na simplicidade com que a carioca os trata. “Eu só quero dizer: ‘Gente, não precisa desse problema! Vamos resolver isso logo e andar com essa vida!'”, disse em entrevista ao Terra.

Em um de seus vídeos mais recentes Jout Jout e Gabriel – ator, cantor, diretor, dramaturgo e soropositivo – quebram o tabu do HIV com uma aula sobre o assunto. Imagem: Divulgação

Em um de seus vídeos mais recentes Jout Jout e Gabriel – ator, cantor, diretor, dramaturgo e soropositivo – quebram tabus relacionados ao HIV dando uma aula sobre o assunto.
Imagem: Divulgação

Por isso – e muito mais, que nem cabe aqui, ou em palavras – podemos considerar JoutJout a atual rainha dos vlogs, quiçá, da internet. E uma rainha tem muito a ensinar, então reunimos uma série de coisas que aprendemos com ela até hoje e você precisa saber.

1 – Você sabe se seu relacionamento é abusivo?

Nesse vídeo ela explica, através de experiências próprias e outros exemplos, como é estar num relacionamento que te suga e só te deixa pra baixo, mas você nem sabe disso ou, como ela diz, escolhe não saber.

2 – Ninguém é 100% feliz: tá todo mundo mal!

No Facebook e no Instagram só vemos beleza, amor e felicidade, mas Jout Jout explica pra gente que se você está mal, todo mundo também está.

3 – Não deixe pequenos problemas afetarem sua vida.

Júlia nos ensina que somos muito pequenos e nosso problema também, sejamos mais leves e felizes!

4 – Não force relacionamentos.

De maneira lúdica, com a Teoria da Peneira, Jout ensina a perceber que nem sempre a pessoa que queremos é a certa pra nós. Veja a sua volta!

5 – Você sabe se sofre de Depressão Pós 20?

Entenda com Jout Jout se você sofre dessa devastadora doença que assola diversos jovens universitários atualmente.