CHAPPIE
Sinopse:
“Em um futuro próximo, a África do Sul decide substituir os seus policiais humanos por uma frota de robôs ultra resistentes. O criador desses modelos, o jovem cientista Deon (Dev Patel), sonha em tornar os robôs inteligentes e emotivos, mas a diretora da empresa de segurança (Sigourney Weaver) desaprova a ideia. Um dia ele rouba um robô que será demolido e nasce Chappie (voz de Sharlto Copley), capaz de pensar e aprender por conta própria. Chappie, porém, é sequestrado, junto com Deon, por um grupo de ladrões que precisa da ajuda para um assalto a banco. Quando Vincent (Hugh Jackman), um engenheiro rival de Deon, decide sabotar as experiências do colega de trabalho, a segurança do país e o futuro de Chappie correm riscos.”
Essa é a história de um robô com inteligência artificial, um experimento. É uma mistura de ficção científica, comédia e também, uma crítica social. O diretor, roteirista e produtor sul-africano, Neill Blomkamp, 35 anos, já nos brindou com Distrito 9 e Elysium.
Há um pouco de cada um de seus filmes em Chappie, na cor predominante, na escolha de ser mais uma história sobre o futuro, na crítica sobre a pobreza e a violência na África.
Chappie é tal qual uma criança, que aprende aos poucos – não conhece o Google- e por ter sido raptado por marginais fala como eles, anda como eles e usa até correntes e anéis. Mas tem uma consciência de certo e errado que lhe foi repassada por seu criador, Deon.
É claro que o sequestro do robô não passará despercebido e logo estarão atrás de Deon, Chappie e a gang de marginais envolvidos. E nessa hora entram os efeitos especiais.
A participação de Hugh Jackman, com um penteado esquisitíssimo, é dispensável. Poderia ser qualquer outro ator. Os atores, rappers vocalistas do grupo sul-africano Die Antwoord, personagens Ninja e Yolandi, deixam a desejar. Misturam o lado bandido com o lado cômico. E é deles a trilha sonora do filme.
Então sobra Chappie, que lembra Robocop, Number 5, de Curto Circuito, e até Wall-E. Um filme para quem procura um passatempo para o fim de semana e com certeza será sucesso na sessão da tarde na TV.
Nota 8.
Link para o trailer: