‘‘Bar em Bar’’ retorna a rotina universitária após cinco meses

Atividade de estudantes no evento Bar em Bar movimenta zona do porto de Pelotas. Fotos: Júlia Bicca/ Em Pauta

Eduarad Caruccio e Sofia Mazza / Em Pauta

O evento universitário ‘‘Bar em Bar’’ voltou as atividades na última sexta-feira (6), depois de cinco meses de recesso. Organizado por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o roteiro faz parte da agenda cultural dos estudantes da cidade e esteve suspenso desde abril por conta da greve dos servidores docentes e técnicos administrativos. De acordo com Jonatan Soares Moreira, estudante do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo e um dos organizadores, explica que o tradicional circuito começa no Mercado Público de Pelotas, ‘‘Nos reunimos sempre às 20h e o trajeto é feito do centro para o porto, local onde temos a maior concentração de estudantes’’, declara. O público permanece em torno de uma hora em cada estabelecimento, onde as bebidas são oferecidas a preços promocionais aos pagantes.

A principal característica do ‘‘Bar em Bar’’ é seu caráter de integração, já que recebe toda rede acadêmica da cidade, além de ser um evento inclusivo. Para Isabella Paz, estudante do 3º semestre de Letras da UFPel, ‘‘Vemos vários nichos diferentes, tanto estudantes de faculdade privada quanto pública e também quem não é estudante. É interessante por ser na rua e permitir que o pessoal escolha entre pagar o valor do evento ou levar a própria bebida’’, resumiu. A segurança e gratuidade também são destacados pelos participantes como pontos positivos.

Depois de percorrerem 17 quadras parando em seis bares, o ponto alto do evento é o ‘‘Berequetê’’, que acontece por volta da meia-noite em entre a Faculade de Educação (FaE) e o Instituto de Ciências Humanas (ICH), na rua Alberto Rosa, na região portuária. Inspirado em uma dança indígena, que significa “dança da oca” em tupi-guarani, é tido como um ritual de integração, segundo os organizadores. Jonatan explica que o calendário é pensado de forma que coincida com o início ou fim dos semestres da UFPel. ‘‘A nossa tradição é de ter pelo menos dois por semestres’’, finaliza. A data de realização do ‘‘Bar em Bar’’ é informada através das redes sociais do projeto, pelo perfil @barembarfaurb.

‘Berequetê’, inspirado em dança indígena encerrou as atividades do Bar em Bar