Aumento de 23% na tarifa do pedágio entre Pelotas e Rio Grande movimenta manifestantes na quinta(03)

Com o reajuste, a tarifa para carros de passeio aumentou de R$12,90 para R$15,20. População aguarda decisão do Tribunal de Contas para uma possível reversão na medida.

Por Marianna Bertoldi

Manifestantes em frente ao pedágio. /Fotos: Gabriel Veríssimo/O Litorâneo

O dia de quinta-feira,03, foi movimentado ao redor do Pedágio Capão Seco, que liga a cidade de Pelotas a Rio Grande. Manifestantes e vereadores das duas cidades juntaram-se em protesto, no início da tarde, como tentativa de frear o aumento de 23% no valor da tarifa do pedágio que entraria em vigor no dia de ontem.

O anúncio do aumento nas tarifas de 5 praças de pedágios administradas pela Ecosul, na BR-116 e BR-392, foi feito no dia 1º de novembro. Estes pedágios ficam no caminho para quem transita pelas cidades de Pelotas, Rio Grande, Cristal, Capão do Leão e Canguçu. Com o reajuste, a tarifa para carros de passeio aumentou de R$12,90 para R$15,20.

O aumento de 23% no valor da tarifa destes pedágios foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, na 18º Revisão Ordinária, 15ª Revisão Extraordinária e o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) do complexo rodoviário Polo de Concessão Rodoviária Pelotas (RS), explorado pela Concessionária de Rodovias do Sul S/A – Ecosul.

O aumento significativo no valor fez com que a comunidade das cidades se unissem em manifestações junto aos vereadores. No Pedágio do Retiro, o deputado federal Daniel Trzeciak também compareceu ao ato de manifesto. Na Câmara de Vereadores de Pelotas, foi criada Frente Parlamentar, liderada pelo vereador Rafael Amaral(Progressistas), para tentar combater o reajuste.

O deputado Daniel Trzeciak deu início a uma ação judicial de medida cautelar para tentar abolir o aumento de preço. A medida ainda está no Tribunal de Contas da União (TCU). Enquanto aguardam o resultado, os cidadãos mantêm a esperança de seguir com os preços estabelecidos anteriormente ao reajuste de 2022, visto que Pelotas e Rio Grande são cidades universitárias nas quais circulam muitos estudantes e trabalhadores todos os dias pela estrada.

Esse é o caso de Breno Lopes, estudante de Odontologia na Universidade Federal de Pelotas(UFPel)e morador de Rio Grande, que transita pela BR-392 de ônibus várias vezes na semana. Sobre o aumento ele comenta que “o aumento no valor dos pedágios me preocupa uma vez que já houve um aumento no valor das passagens entre Rio Grande e Pelotas esse ano, passou de R$17 para R$17,90. Isso pode não parecer muito, mas para quem vai e volta 3 dias por semana, a longo prazo sai pesado, isso sem levar em consideração o que se gasta com transporte dentro da cidade”. Breno conta que, mensalmente, gasta cerca de R$450, mas que esse valor deve aumentar caso o reajuste prossiga.
Além de Breno, a bibliotecária Patrícia Wagner, também reside em Rio Grande e trabalha em uma escola particular de Pelotas. Ela diz que “o aumento da tarifa reflete na vida de todos que fazem essa viagem, pois com este aumento de valores certamente virá o aumento da passagem de ônibus intermunicipal. Pode parecer pouco mas faz muita diferença para as contas de uma família”.

Foto: DIVULGAÇÃO/ECOSUL