Ação filantrópica espalha Cabides Solidários em Pelotas

Por Amanda Mattos e Gislene Farion

Não é novidade que o inverno começou e que as temperaturas, principalmente na região sul, são muito baixas nessa época do ano. Quem mais sente essa queda brusca nos termômetros são as pessoas mais necessitadas e, em Pelotas, o número de moradores de rua chama muito atenção.

Foi pensando nisso que um grupo de jovens pelotenses, através da Campanha “Na caridade não há excessos”, espalhou quatro Cabides Solidários pelas praças da cidade a fim de facilitar a arrecadação de agasalhos e, ao mesmo tempo, fazer com que fiquem à disposição de quem realmente precisa.

Imagem: Reprodução / Facebook

Imagem: Reprodução / Facebook

Alexander Carvalho, um dos membros do grupo, contou que a ideia surgiu quando outro membro da campanha viu a execução desse projeto em Santa Catarina e, no início de abril, conseguiram colocar em prática em Pelotas. “Foram levados em conta dois principais aspectos em relação aos locais: lugares que possuíam grande trânsito de pessoas e lugares que possuíam trânsito de pessoas necessitadas também. Em resumo, precisava ter o acesso desses dois públicos, locais que tivessem visibilidade e de fácil acesso aos necessitados”, explica.

Os cabides estão pendurados em árvores na Praça Coronel Pedro Osório (em frente à prefeitura e em frente ao Banco Itaú), na Praça da Avenida Bento Gonçalves (ao lado do Altar da Pátria) e na praça em frente à faculdade de Direito da UFPel, com a mensagem: “Tá com Frio? Se sim, pegue uma roupa para se aquecer. Se não, deixe uma roupa para quem precisa”.

Com a campanha há três meses em execução, o grupo fez uma avaliação positiva dos resultados até então. “De início, o resultado foi muito positivo, nos surpreendeu bastante. No entanto, conforme o tempo foi passando, as doações foram diminuindo e, infelizmente, a necessidade só aumentou. De tempo em tempo, nós colocamos roupas que arrecadamos entre nós e nossos familiares. Mas, mesmo assim, ficamos felizes em ver que, mesmo em menor quantidade, ainda são feitas doações e os Cabides acabam ajudando as pessoas, de alguma forma ou outra”, avalia Alexander.

A intenção da campanha filantrópica “Na caridade não há excessos” é espalhar mais cabides pela cidade e executar novas ideias de ações para continuar ajudando os necessitados e menos favorecidos.

Comentários

comments

Você pode gostar...