Abertas as inscrições para a 1ª edição do Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul
Da Redação
A 1ª edição do Cidade Morena – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul será realizada nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2019, em Campo Grande (MS), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Essa é uma iniciativa do recém-criado curso de Audiovisual da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade (FAALC | UFMS).
A proposta do Festival é se tornar um espaço de formação, criação, difusão, intercâmbio e incentivo à cultura e produção audiovisual universitária de Mato Grosso do Sul, em particular, do Brasil e de países vizinhos da América Latina, em geral.
Na programação está incluída uma Mostra Competitiva para exibição de filmes universitários produzidos em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Também serão promovidas oficinas, palestras e exibições especiais, com participação de pesquisadores(as) e profissionais da área. Ao longo de três dias, o evento pretende oportunizar encontros e discussões entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área de audiovisual.
Há duas formas de participar do Festival: individualmente como espectador ou submetendo filmes para exibição na Mostra Competitiva. As inscrições individuais já estão abertas e podem ser feitas até 20 de setembro, por meio de formulário online disponível no site do Festival: www.festivalcidademorena.com. Podem se inscrever tanto o público universitário quanto profissionais e interessados em geral.
Também já estão abertas, até 20 de agosto, as submissões de filmes para a Mostra Competitiva. Podem se inscrever estudantes de cursos universitários em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de cinema, audiovisual, comunicação, jornalismo e afins. Os filmes selecionados serão exibidos durante o evento e avaliados por um júri presencial. Os três filmes melhor avaliados serão premiados simbolicamente. O regulamento com as informações completas para participação na Mostra está disponível no site do Festival. Tanto a inscrição individual quanto a submissão de filmes são gratuitas.