50 anos getting better

por Douglas Dutra

Nos anos 60 a tecnologia estéreo para o mercado doméstico recém vinha se desenvolvendo, e a preços muito caros. Uma vitrola estéreo era luxo e o mono era o padrão, tanto para discos quanto para rádios.

Foi nesse contexto que, em 26 de maio de 1967, os Beatles lançaram um de seus álbuns mais importantes, o Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Pensando no mercado da época, os Beatles e seu produtor George Martin mixaram o álbum em mono e tiveram menos cuidado com a versão em estéreo, que é a que temos no mercado até hoje.

Paul McCartney, John Lennon e George Martin durante sessões de gravação dr Sgt. Peppers (divulgação/The Beatles)

Não é preciso entender muito de produção musical para perceber a discrepância entre a versão mono e a versão estéreo de Sgt. Peppers. São obras completamente diferentes, e o próprio John Lennon disse que só ouviu Sgt. Peppers quem ouviu a versão mono.

Foi de olho nessa discrepância que o filho de George Martin, Giles Martin, produziu utilizando técnicas analógicas e digitais uma nova mixagem estéreo para o álbum, lançada hoje (26 de maio) no mundo todo.

Finalmente, um dos discos mais importantes da história é lançado numa mixagem digna, e o beatlemaníaco moderno pode ouvir um álbum tal qual os Beatles produziriam se tivessem a tecnologia que temos hoje em dia. A qualidade impressionante pode ser observada com facilidade, como, por exemplo, em Within You Without You, que causa uma impressão completamente diferente da versão que já conhecemos.

Além do álbum remixado, a nova edição de Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, que foi lançada em diversas versões, possui mixagens alternativas, sessões de estúdio inéditas, um documentário, a mixagem original em mono e novas mixagens surround em 5.1 canais.

O álbum pode ser ouvido no Spotify, versões físicas podem ser compradas na Beatles Store e na Amazon americana.

Comentários

comments

Você pode gostar...