16ª edição do Intercom Sul acontece em Joinville

O evento teve início no último dia 4 com o tema Comunicação: cidade espetáculo

Por Monique Heemann

Acontece nos dias 4, 5 e 6 de junho o 16º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul na Univille, na cidade de Joinville. O tema do evento, neste ano, é Comunicação: cidade espetáculo. No encontro, estudantes e profissionais da área da comunicação têm acesso a palestras, oficinas e outras atividades.

Para dar início ao Intercom Sul 2015, o colunismo social e sua construção da cidade espetáculo foram tema de debate. Na mesa, estavam as colunistas Neri Pedroso e Juliana Wosgrauss e a professora Renata Marcelle Lara, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para a professora, o colunismo social deve ser analisado não como construtor da cidade espetáculo, mas sim como um de seus frutos.

Colunismo social e espetacularização são tema de debate (Foto: Monique Heemann)

A programação do primeiro dia do evento contou ainda com oficinas, atividades culturais e apresentações de trabalhos acadêmicos. Mais tarde, a abertura oficial do Intercom Sul contou com a presença de seu patrono, o artista plástico Juarez Machado.

Patrono do evento, Juarez Machado participa da abertura oficial (Foto: Monique Heemann)

Após a abertura, o tema do evento foi novamente abordado na conferência de abertura. Participaram do debate os professores Juremir Machado da Silva (PUC-RS), Janice Caiafa (UFRJ) e Edilson Cazeloto. Os pesquisadores abordaram a perspectiva da cidade vendida como imagem e, portanto, parte da espetacularização.

A programação do segundo dia do congresso teve início com painéis de discussão a respeito da comunicação no interior. Ao mesmo tempo, foram oferecidas oficinas de temas variados aos participantes.

Ao final do dia 5, um painel sobre mídias sociais foi composto pelo publicitário Marcel Bely, o autor do blog Mídia Publicitária Victor Lymberopoulos, Erikson Monteiro, do blog Plugcitários, e também pela A2C Agência Digital, promotora desta edição do Intercom Sul.

Alunos da UFPel apresentam trabalhos

Estudantes da UFPel também participaram do evento por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos. A aluna de jornalismo Isabela Almeida Nogueira fez sua primeira apresentação em um congresso nesta edição do evento.

Isabela apresenta seu trabalho sobre Media Training no Intercom Sul 2015 (Foto: Monique Heemann)

A estudante, que abordou a influência do trabalho do Media Training no discurso político, afirma que a experiência foi positiva. “As dicas da banca após as apresentações e a experiência adquirida foram relevantes”, analisa.

Encerramento

A programação do último dia de evento foi reservada às premiações dos melhores trabalhos apresentados na edição. Após a entrega dos prêmios, ocorreu o encerramento do Intercom Sul 2015, ao meio dia.