Dez novos médicos chegam nas UBSs de Pelotas
Através do programa Mais Médicos, Pelotas conta com dez novos médicos para sanar o déficit das UBSs
Por Ricardo Bandar / Em Pauta
Na última sexta-feira (08), a Secretaria de Saúde de Pelotas recebeu dez novos médicos vindos do programa Mais Médicos, que irão completar as equipes de saúde do município . A equipe é formada por oito mulheres e dois homens, que foram distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, e já começaram a atender a população na segunda-feira (11).
De acordo com Greice de Matos, Diretora de Atenção Primária, dois médicos irão para a unidade do Virgílio da Costa, um para a COHAB Guabiroba, um para a Colônia Z3, um para o Sítio Floresta, um para o Dunas, um para o Arco Íris, um para o Corrientes e um para a Vila Princesa. Segundo Greice, com a chegada desses novos profissionais, Pelotas conseguiu sanar o déficit no quadro de médicos para as UBSs.
Para recepcioná-los a equipe de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, elaborou uma apresentação com informações gerais. Nela continha informações como carga horária, funcionamento das UBSs, disponibilidade de transporte para os médicos designados para as unidades da colônia e outras orientações básicas sobre a cidade.
Para Andrea Lamounier, médica brasileira formada na Argentina, o Mais Médicos proporciona um retorno ao país, para pôr em prática todos os seus conhecimentos. Ela salientou a importância desse programa para o crescimento profissional e pessoal “eu vou poder aprender o que é aquele acolhimento, ver a pessoa como um todo, não só como um sintoma ou diagnóstico, vou buscar atender a comunidade da melhor maneira possível.”.