007 contra Spectre

por Graça Siqueira

Sinopse:

“James Bond (Daniel Craig) vai à Cidade do México com a tarefa de eliminar Marco Sciarra (Alessandro Cremona), sem o conhecimento de seu chefe, M (Ralph Fiennes). Isto faz com que Bond seja suspenso temporariamente de suas atividades e que Q (Ben Whishaw) instale em seu sangue um localizador permitindo que o governo britânico saiba em que parte do planeta ele está. Apesar disto, Bond conta com a ajuda de seus colegas na organização para que possa prosseguir em sua investigação pessoal sobre a misteriosa organização chamada Spectre.

24º filme de James Bond e com o orçamento entre US$ 300-350 milhões, portanto o mais caro até hoje, Spectre apresenta a bond girl de mais idade: Monica Belucci (51 anos).

Outra bond girl de destaque é a atriz Léa Seydoux. Ela será Madeleine, parceira de James Bond em todos os sentidos e auxiliará o agente na trama psicológica paralela pela qual ele passará.

Pela quarta vez temos Daniel Craig, maravilhoso, atuando no papel de 007. Dizem que ele não quer mais saber de personificar Bond, mas torcemos para que não seja verdade. Ele é um grande ator, sério, requintado e despojado ao mesmo tempo.

Todos os filmes de James Bond são luxuosos, com excelente fotografia, cenário e direção. Desta vez temos cenas gravadas em cinco países de três continentes: Áustria, Inglaterra, Itália, Marrocos e México.

A trama se passa após os trágicos acontecimentos de Skyfall, com a morte de M, e Bond segue uma pista que o conduz ao México. Embora sem o conhecimento do novo M, Bond está atrás de Sciarra, mas quando se aproxima descobre a existência de uma organização secreta internacional ligada a todos os problemas que enfrentou anteriormente.

O plano-sequência de Bond perseguindo Sciarra pelas ruas é extremamente bem feito. Dirigido magistralmente por Sam Mendes marca o início do filme com câmeras que passeiam por trás, pela frente e por cima do ator, na celebração do Dia dos Mortos no México.

Sabemos que a partir dali veremos mais perseguições, carros maravilhosos, mulheres, luta corporal e imagens deslumbrantes.

Paralelo a isso, o serviço secreto britânico passa por mudanças  e M é obrigado a lidar com superiores que pretendem implantar uma nova vigilância global, onde drones  serão mais importantes do que agentes 00.

James já sabe que terá um grande vilão pela frente e parte para descobrir quem é Franz Oberhauser, líder da Organização Spectre, que esteve presente nas histórias do criador Iam Fleming.

Pausa para elogiar o excelente ator austríaco, Christoph Waltz, 59 anos, premiado por seu papel de Hans Landa no filme Bastardos Inglórios.  Waltz ganhou o prêmio Screen Actors Guild para melhor ator secundário no cinema, o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, o BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Pelo filme  Django Unchained, no papel de Dr. King,  Schultz ganhou ainda o OscarGlobo de Ouro e BAFTA.

Franz não é só um assassino cruel e uma mente monstruosa, mas lidera uma organização que lhe dá o direito de exterminar um país. Além do mistério de ter participado do passado de 007. 

Além de Franz, Bond terá que lidar com outro vilão de peso, o ator Dave Bautista, visto em Guardiões da Galáxia. Mr. Hinx faz um brutamontes de pouca fala que perseguirá o agente incomodando-o por muito tempo.

A trilha sonora de Thomas Newman é vibrante, embora toque bem pouco a clássica canção tão conhecida. E se tem uma coisa que ficou menos foi a música tema de abertura. A canção “Writting´s On The Wall” não tem a força e o impacto de qualquer outra já conhecida.

Spectre  estreou seu primeiro fim de semana nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá, com US$ 73 milhões de bilheteria. É o mais longo da série, com 2h28. Tem muita ação, perseguições espetaculares, lutas impecáveis e efeitos especiais sem exageros digitais.

E gente, sou fã de Daniel Craig! Ele faz um 007 em plena forma física e usa muito seu direito de matar.  É um Bond adulto até em relação às mulheres. Deixou de lado o politicamente correto e é mais cretino e safado, tal qual Sean Connery imortalizou o agente.

Corram aos cinemas! Vale muito a pena, fica um gosto de quero mais 007 e que venha rápido, afinal o próximo será o James Bond 25. Lógico que fico na esperança de que Craig aceite o convite de ser novamente o protagonista. Em cartaz no Cineflix do Shopping Pelotas, 007 Contra Spectre é imperdível.

Comentários

comments

Você pode gostar...