Ciclo Internacional de Palestras – Memória e Patrimônio

Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (em parceria com LabCom Café e LabCom da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) divulga ciclo de palestras de acadêmicos internacionais da Eslovênia, do México, da Argentina e dos EUA. Os palestrantes (em modo virtual e presencial) apresentarão sobre tópicos como: Música e Conflito, Cultura e Urbanismo, Música Tradicional Argentina, Restauro, e Rituais Festivos no Contexto Transatlântico. Serão emitidos certificados de participação.

Informações: https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/eventos/ ou por e-mail memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

Palestra virtual (em inglês) Dr. Svanibor Pettan (Eslovênia) – Quinta-feira, 09 de junho às 09:00 horas.

Dr. Svanibor Pettan é atual diretor do International Council for Traditional Music (Conselho Internacional para a Música Tradicional) organização que tem status consultivo como a UNESCO, e é professor de etnomusicologia da Universidade de Ljubljana (Eslovênia). Pettan tem pesquisado e publicado sobre música e conflito. Dará uma palestra (em inglês) “Post-Yugoslav Reflections on Music, Politics, and War: What Have We Learned?” (Reflexões pós-jugoslavas sobre música, política e guerra: O que temos aprendido?)

Palestra virtual (em inglês)  Dr. Tom Borrup (EUA) – Quinta-feira, 30 de junho às 16:00 horas.

Dr. Tom Borrup é professor da Universidade de Minnesota (EUA) no Programa de Pós-Graduação em Liderança em Arte e Cultura. Ele é fundador da organização Creative Community Builders (Construtores de Comunidades Criativas) e autor de livros como The Power of Culture in City Planning” (Routledge, 2021) (O Poder da Cultura no Urbanismo) sobre a interseção entre arte, cultura e urbanismo. Dará uma palestra (em inglês) “Places Shaped by Memories / Memories Shaped by Places” (Lugares formados por memórias / Memórias formadas por lugares).

Palestra presencial  Alejandro Brittes (Argentina) – Quarta-feira, 20 de julho às 18:00 horas, PPGMP-UFPel, ICH Campus II, Sala 310, R. Almirante Barroso, 1.202, Pelotas – RS

Alejandro Brittes é um acordeonista e pesquisador argentino de carreira internacional no género musical de chamamé. Apresentará o seu livro recém publicado “A origem do Chamamé: Uma história para ser contada” (Simplíssimo, 2021).

Palestra virtual (em espanhol) – Professor Alfredo Vega-Cárdenas (México / École Supérieure d’Art d’Avignon-França) – Quarta-feira, 10 de agosto às 17:00 horas.

Palestra remota a ser transmitida no auditório térreo do Campus II.

Alfredo Vega-Cárdenas é diretor da Escola Superior de Arte de Avignon. Apresentará (em espanhol) o livro “Los nuevos Alquimistas: una sociología de la restauración desde México” (Iteso, 2018).

Palestra presencial  José A. Curbelo (EUA/Uruguai) – Quinta-feira, 25 de agosto às 16:00 horas, PPGMP-UFPel, ICH Campus II, Sala 310, R. Almirante Barroso, 1.202, Pelotas – RS

José A. Curbelo é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel e também participante no Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt/UFPel. Dará uma palestra sobre a sua pesquisa sobre rituais festivos tradicionais no Uruguai, Espanha e Portugal.

Facebook: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural

Site: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural

O link para as participar nas palestras remotamente é: https://webconf.ufpel.edu.br/b/dan-p5p-qcz-4ma