FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/mestrado-na-suica-epfl/
*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.
A Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) está com o edital do seu programa de bolsas para mestrado na Suíça aberto, o Excellence Fellowships. A instituição é uma das mais conceituadas universidades técnicas da Europa.
O programa de bolsas de mestrado na Suíça contempla estudantes com excelente histórico acadêmico. Alguns benefícios são financiados pela própria EPFL e outros por fundações ou empresas privadas parceiras.
A instituição tem uma vasta oferta de cursos de mestrado, entre eles matemática, robótica, física, data science, biotecnologia, arquitetura e engenharias de diversos tipos.
Como são as bolsas para mestrado na Suíça
As bolsas para mestrado na Suíça incluem 8 mil francos suíços por semestre (equivalente a mais de R$ 45 mil) e acomodação na residência universitária. Com o auxílio recebido, os bolsistas serão responsáveis por cobrir as suas despesas durante os estudos (taxas universitárias e outros gastos).
O programa tem duração máxima de dois anos. Contudo, a renovação da bolsa para o segundo ano de estudos é condicionada ao desempenho do bolsista.
Visto que saber francês é fortemente recomendado, a EPFL oferece um curso intensivo para estudantes internacionais. As aulas costumam começar no final de agosto e tem duração de três semanas.
Requisitos para ganhar uma bolsa da EPFL
Qualquer pessoa que se inscrever para um mestrado na Suíça na EPFL é elegível para as bolsas do programa. A maior parte dos cursos desse nível são ministrados em inglês, portanto é preciso saber o idioma para aplicar.
Como é uma bolsa de “excelência”, um dos requisitos é ter um bom histórico acadêmico. Mas, como já falamos outras vezes, é difícil saber exatamente o que isso significa, já que depende dos outros concorrentes.
A EPFL não permite que o bolsista receba outro auxílio durante o programa. No entanto, como estudante de mestrado na Suíça, é possível trabalhar sem que a bolsa seja reduzida ou interrompida.
Não são elegíveis candidatos que já tenham outro diploma de mestrado.
Candidatura às bolsas para mestrado na Suíça
A candidatura às bolsas de mestrado na Suíça deve ser feita durante o preenchimento do formulário de inscrição no curso. Nele, os interessados poderão indicar se desejam ser considerados para participar do programa.
A documentação necessária para a application online é composta por:
- Currículo;
- Cópia do certificado de graduação;
- Cópia do histórico acadêmico;
- Carta de motivação (máx. 1 mil palavras);
- Três referências acadêmicas (que serão contatadas para enviar cartas de recomendação);
- Passaporte.
Outros documentos, como certificados do TOEFL ou GRE, publicações ou portfólio, não são obrigatórios, mas podem ser anexados.
Existem dois prazos para envio das candidaturas, que variam de acordo com o período de início das aulas. São eles 15 de abril e 15 de dezembro.
Os candidatos selecionados serão notificados no final de junho (deadline em abril) ou início de abril (deadline em dezembro). Eles terão de duas a quatro semanas para confirmar a aceitação da bolsa.
A EPFL é uma universidade técnica cosmopolita, que acolhe estudantes, professores e colaboradores de mais de 120 nacionalidades.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail e-fellowship@epfl.ch.
Saiba tudo sobre as bolsas
Leia o edital do programa
Veja como funciona a candidatura