FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-mestrado-em-comunicacao-digital-erasmus/
*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.
Programa com bolsa Erasmus+: mestrado em Liderança em Comunicação Digital (Master in Digital Communication Leadership – DCLead). Um curso oferecido em conjunto por instituições da Áustria, Dinamarca, Holanda e Bélgica. As inscrições para as bolsas para mestrado em comunicação digital vão até 3 de dezembro.
O curso aborda o vasto e recente campo da comunicação digital a partir de um ponto de vista interdisciplinar e internacional. Ele reúne discussões acadêmicas avançadas e compreensão de habilidades práticas. De acordo com a descrição do programa, o objetivo é promover uma reflexão social, ética e não tecno-determinista sobre a comunicação digital para formar futuros líderes na área.
Como funciona o DCLead?
O DCLead é um Joint Master Degree coordenado por quatro universidades:
- Universidade de Salzburgo, Áustria;
- Universidade de Aalborg (AUU), Dinamarca;
- Vrije Universiteit Brussel (VUB), Bélgica
- Wageningen University, Holanda
O programa também funciona em colaboração com outras instituições de ensino e empresas parceiras. Os selecionados serão divididos em três especializações distintas:
- Digital Communication, Policy and Innovation in Europe (POLINN) na Áustria e na Bélgica
- Digital Technology and Management (TECMAN) na Áustria e na Dinamarca
Information and Communication Technology for Development (ICT4D), na Áustria e na HolandaNa 3ª etapa, os estudantes devem participar do simpósio anual em Salzburgo, apresentar um projeto de dissertação e concluir os estudos iniciados em uma das duas possibilidades do 2º semestre. O 4º semestre será dedicado à realização da dissertação, que deverá ser em co-orientada por dois acadêmicos de duas instituições diferentes.
Como são as bolsas para mestrado em comunicação digital
O Erasmus+ disponibiliza cerca de 15 bolsas para o DCLead. Elas serão destinadas de acordo com o potencial acadêmico, o conhecimento de línguas estrangeiras, a motivação, as recomendações, a experiência profissional e o desempenho na entrevista.
As bolsas para mestrado em comunicação digital cobrem: valor total do curso, subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.
As disciplinas são todas em inglês e o mestrado tem duração de dois anos. Ele começa com um simpósio de verão na Universidade de Salzburgo, onde os estudantes farão o 1º semestre. Já no 2º semestre, os alunos deverão escolher entre Bélgica, Holanda e Dinamarca, de acordo com os seus interesses acadêmicos.
Requisitos e candidatura ao programa
Para se candidatar ao curso e às bolsas para mestrado em comunicação digital, é preciso ter graduação completa em uma instituição acadêmica reconhecida ou um mestrado. Para seguir a linha de Comunicação Digital, Política e Inovação, o candidato deve ter se formado na área da comunicação. Candidatos com graduação ou mestrado em direito, sociologia e letras podem se inscrever se tiverem experiência na área da comunicação digital.
Já para a linha de Tecnologia e Gestão Digital, é necessário ter faculdade ou mestrado em informática, TI ou Engenharia de Software ou ter experiência nessa área. Para a linha de Tecnologia da Comunicação e Informação para o desenvolvimento, podem se candidatar graduados em comunicação, ciências sociais, relacões internacionais e outros cursos.
A candidatura a uma das bolsas para mestrado em comunicação digital é realizada ao mesmo tempo que a inscrição no curso. Para isso, é preciso preencher o formulário e enviar em um único arquivo PDF de no máximo 50MB os seguintes documentos (em inglês ou devidamente traduzidos):
- Currículo (modelo Europass);
- Cópia do passaporte (de todas as páginas);
- Cópia certificada do diploma universitário;
- Cópia certificada do histórico escolar;
- Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL, CPE, CAE, FCE);
- Carta de motivação (de acordo com modelo proposto no edital);
- Duas ou três cartas de recomendação;
- Nome e contato de três referências.
Os documentos serão analisados por um comitê e os selecionados para a segunda fase serão entrevistados por Skype. Os candidatos escolhidos terão que enviar os documentos impressos para completar a inscrição, de acordo com as instruções do site.